Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 278

Pergunta:

Olá Zé,

Recentemente, graças a uma nova oportunidade de trabalho, consegui começar a juntar algum dinheiro mensalmente e por conta disso, também comecei a pesquisar o assunto sobre investimentos e assim encontrei seu site.

Eu sou novato na área de investimentos, mas já vi que devidos aos ajustes nas taxas de juros, os investimentos em renda fixa, se tornaram meio ruins, alguns perdendo até para a inflação.

Então, para alguém que é iniciante como eu, o que devo começar estudando para melhorar um pouquinho meus rendimentos mensais?
Me sinto um pouco apreensivo para começar a operar com ações ou commodites, talvez devido a falta de conhecimento na área. Existe algum curso/livro mais técnico focado neste ponto que possa me recomendar?

Obrigado

Thiago


Resposta:

Bom dia Thiago,

Você foi “meio” bonzinho demais ao afirmar que eles se tornaram “meio” ruins, hein ? 😉

(o pior, é que na verdade nem são tão ruins assim quando comparamos o nosso rendimento – da renda fixa -, com o de outros países …)

O assunto já havia sido abordado em outra oportunidade, mas nunca é demais. 🙂

Sim, a mudança nas taxas de juros exigem que outra mudança seja efetuada, viver de rendimento da poupança, ou de fundos de renda fixa, “nunca mais”. (a não ser que você seja o feliz felizardo – redundância para destacar o estado de quem ganha – de ganhar na mega sena e ter um prêmio que compra 951 carros populares, hehehe)

Sério, viver de renda fixa, hoje, só para quem tiver conseguido acumular um capital invejável. A facilidade que existia até pouco tempo atrás ficou realmente no passado …

O que acontece em países mais desenvolvidos que o nosso, que apresentam taxas de juros mais baixas que a nossa ? Investem no mercado de ações (ou então na economia real, empreendendo – não vale usar como exemplo virar camelô, ok ?) e ajudam a economia a girar. Sim, a grana que você aplica na bolsa pode ajudar as empresas, não é só você quem lucra. 😉

O nosso mercado de capitais ainda é pequeno … os de fora são muito maiores, 10x, 15x, 20x … pra mais. 😯

Como conseguiram isso ? Um dos motivos foi terem taxas de juros mais baixas, que incentivavam a população a investir em renda variável. (ok, este é um dos motivos, existem muitos outros, que não vem ao caso neste momento …)

Acredite: você precisará migrar ao menos parte do seu patrimônio para a renda variável, e o mais indicado é que seja via bolsa de valores. (você citou commodities, ao menos por enquanto nem pense nelas … ok ?)

Eu sei, eu sei … o medo de perder dinheiro é grande. A imagem que criaram do mercado de ações é estupidamente horrenda … mas conforme você vai estudando você vê que a realidade é muito diferente do que a mídia “pinta”. (para o bom e para o ruim …)

Comece devagar, vá “entrando” neste mercado aos poucos. Leia os livros que indiquei num TOP-TOP exclusivamente sobre bolsa. Fuja dos que vendem uma imagem “fácil demais” do negócio. Fuja das dicas dadas pelos “profissionais de mercado”. Fuja das indicações das corretoras. Aprenda a caminhar com as próprias pernas, esse é o ponto fundamental. 🙂

O mercado de ações é lindo, é mágico. Pode te proporcionar toda a alegria do mundo em “segundos”, mas te joga no chão, do alto de um arranha céu, em seguida, se não estiver preparado.

Prepare-se: você precisa se “aventurar” neste novo mundo. A recompensa é “interessante” para os que se prepararam. 😀

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico