Pergunte ao Pai Rico ||| 385
Pergunta:
Bom dia,
Tenho acompanhado o blog a algum tempo, porém nunca tive confiança para aplicar na bolsa. Até alguns dias atrás tinha meu colchão de segurança, que foi utilizado para dar entrada em um apartamento, o qual adquiri para investimento futuro. Estou refazendo o meu colchão, tenho também algum valor aplicado em Títulos Públicos prefixados. Porém quero começar a aplicar na bolsa e gostaria de indicação de alguns livros para iniciantes.
Resposta:
Bom dia Fernando,
Eu sei que este não é o ponto principal da sua dúvida … Mas eu não podia deixar de falar de uma parte do teu relato que acabou chamando, muito, a minha atenção: “usei meu colchão de segurança para dar entrada em um apartamento, para investimento“. 🙁
O colchão de segurança deve ser usado apenas em casos de emergência ! Por mais que uma oportunidade de investido, imperdível, surja em sua frente, o dinheiro dele não pode ser usado para isso … Para este tipo de situação, você deve usar o dinheiro de seus investimentos. 😉
Pense no seguinte cenário: você usa o dinheiro do seu colchão para dar a entrada num imóvel. 2 meses depois disso, acontece um problema na empresa em que você trabalha e eles cortam parte da equipe. Você faz parte do grupo.
Como fará agora ? Em 2 meses você não teve tempo suficiente para reconstruir seu colchão. Eu sei que você terá direito ao FGTS, a valores em caráter de “reparação” pela demissão, etc etc etc. Mas o que acontece se ficar um período mais prolongado sem encontrar um emprego ? O que me leva a uma pergunta: terá mesmo direito ao FGTS ? Se tivesse, poderia tê-lo usado na compra do imóvel, não ? (se é que não usou, hehehe)
A finalidade do colchão de segurança é justamente essa: trazer segurança ! Infelizmente o uso para “aproveitar oportunidades imperdíveis” é mais comum do que deveria. E para piorar: são poucos os que conseguem recompô-lo “direito” depois de usá-lo.
Não estou rogando uma praga para você. Não estou te dando um puxão de orelha. Estou apenas chamando a sua atenção – e a de todos os outros que leem esse texto – para um erro comum que pode trazer bastante dor de cabeça.
Ao menos você tem alguma reserva aplicada no Tesouro Direto, em títulos prefixados. 🙂
Por que não usou este dinheiro e não o do colchão ?
É tudo dinheiro do mesmo jeito, eu sei. Mas o fator psicologia fala mais alto neste exemplo. Se você me disser: “Não usei o TD justamente por causa do lado renda variável do prefixado. Usei meu colchão, que será refeito o mais rápido possível. Caso venha a precisar da grana para uma emergência, vou usando o prefixado aos poucos, até a situação normalizar.“, eu prometo que olho o teu caso de um jeito um pouco diferente. 😀
Eu indico que você leia outros posts onde abordei o tema colchão de segurança. É um tema importante e merece um reforço:
– Formando o seu colchão de segurança
– Colchão de Segurança – Quem precisa de um ?
– Devo quitar minhas dívidas ou formar meu colchão de segurança ?
– Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?
Agora vamos à sua pergunta ? Ufa ! 🙂
Tem dois livros que eu gosto bastante, e que sempre que me perguntam “Tem alguma indicação para quem está começando ?” os indico: Investindo com Inteligência e O Mercado de Ações em 25 Episódios.
Mas lembre-se: só está liberado para investir em bolsa quem já tem o seu colchão de segurança formado … 😉
Espero ter lhe ajudado ! 😀
Abraços !