Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 286

Pergunta:

Olá amigos é minha primeira vez neste site. Gostei muito sobre relatos dos membros.

Gostaria que me ajudasse a escolher um investimento com renda fixa no Banco XYZ.
Gostaria de investir 1 mil inicial qual o melhor vocês indicam. Obrigado


Resposta:

Bom dia Juliano,

Seja bem-vindo ao Clube do Pai Rico !! Espero que possa encontrar tudo o que procura em nosso espaço. 🙂

Sobre “como escolher o melhor investimento em renda fixa” no banco … em qualquer banco, você precisa ficar atento a algumas características do investimento ofertado:

1 – A taxa de administração

Acredite, esta é uma das partes mais importantes da análise, muitas vezes até mais do que o rendimento do investimento em si.

Em investimentos de renda fixa, ou melhor dizendo, em fundos de renda fixa, a taxa de administração varia muito, varia de banco para banco, varia de acordo com o valor a ser investido, varia em decorrência a alguma característica específica do fundo. (um com resgate automático, por exemplo)

Fuja dos que têm altas taxas ! Existem fundos que chegam a cobrar 5% ao ano de taxa de administração (parece mentira, mas não é …) … Numa aplicação que te renderá 7,25% (ao ano), sem descontar o IR, 5% na forma de taxa de administração é um assalto …

Procure os que têm taxas abaixo de 1% ao ano, de preferência os que tiverem a taxa mais próxima de 0,5%, é um bom começo.

A parte chata ? Dificilmente encontrarás um fundo de renda fixa que cobre nesta faixa para um investimento inicial deste montante.

2 – Se é renda fixa mesmo

Outro ponto importante a ser observado é se o investimento que estão te oferecendo é realmente de renda fixa, ou se ele é um multimercado. (que além da renda fixa traz um pedaço de renda variável para “turbinar”)

Se está indo atrás de um RF é justamente porque não tem interesse de colocar num investimento de renda variável. (seja por causa do teu perfil de investidor ou por não acreditar no momento do mercado) Então por que misturar as coisas ? 🙂

3 – Tipo de tributação

Alguns investimentos do tipo renda fixa podem ser isentos de tributação, sabia ? A poupança e os LCI que o digam. 😉

E dependendo do tempo de investimento, isso faz uma bela diferença !

4 – É protegido pelo FGC ?

Uma pergunta muito importante, o investimento escolhido é protegido pelo FGC ? (Fundo Garantidor de Crédito)

O FGC protege até R$70.000,00 e atende a alguns tipos de investimento: poupança, CDB, LCI. Os fundos de investimento não são protegidos.

5 – O rendimento

É … ele também é importante, mas nem tanto quanto o imaginado, correto ? 🙂

A maioria dos investimentos de renda fixa tem como alvo, para o rendimento mensal, o CDI que é um valor muito próximo ao da SELIC. A variação é pequena … mas dependendo do prazo pode fazer diferença.

Você verá que os CDBs costumam apresentar um valor alvo para o rendimento em relação ao CDI. Na hora de contratar você saberá de antemão quantos % do CDI ele renderá. A poupança tem uma fórmula própria para o rendimento. (antes era 0,5% ao mês + TR) Os fundos têm como meta igualar o CDI (em sua maioria …) e os LCI funcionam de forma parecida ao CDB.

Veja se o seu banco tem uma aplicação de renda fixa que se enquadra no “modelo desejado”, se não tiver … procure na concorrência. 😉

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico