Pergunte ao Pai Rico ||| 287
Pergunta:
Prezado Pai Rico:
Parabéns pelo seu site. Sempre o visito e leio seus artigos. Acho enriquecedor para iniciantes em investimentos como eu.
O que eu gostaria de saber é se há algum momento especial ou se deve ter mais experiência em investimentos para começar a optar por ativos que nos devolvem dividendos. Investir em ações de empresas e obter dividendos, inclusive acima da inflação e livre do IR, pelo que sei. Por favor, quando devo investir nesses ativos e como isso deve ser feito de maneira correta??
Muitíssimo obrigado e grande abraço.
Marcos Pelaez.
Resposta:
Bom dia Marcos,
Muito obrigado Marcos !! 😀
Na verdade, não. Tudo dependerá da sua estratégia … Você pode dar preferência à empresas que não priorizam a distribuição de dividendo (e que normalmente apresentam um maior crescimento, da empresa e de suas cotações), ou as que priorizam. (e que garantem um fluxo de caixa constante)
Usar apenas ações que distribuem bons dividendos em seu portfólio é estratégia tradicional do mercado, muitos fazem uso dela. Dão prioridade a esse tipo de empresa e com isso garantem um fluxo constante de capital, que deverá ser destinado ao crescimento da carteira no período em que elas estiver sendo formada.
Por exemplo, sabia que tem um ETF que foca em ações que pagam bons dividendos ? 😉
Mas fique de olho … a coisa não é “tão simples” quanto parece. Quer um exemplo bem atual ? As elétricas … eram as queridinhas de quem dá preferência às ações que pagam bons dividendos. Depois do “convite” do governo, para que baixassem suas tarifas, viram suas cotações desabarem. (a Eletrobras chegou a cair mais de 60% em relação à máxima do ano …)
Mas a estratégia é boa. 😀
Uma boa forma de fazer a aquisição das ações é apresentada no livro “O mercado de ações em 25 episódios“. Vale a pena a leitura ! 😉
Abraços !