Pergunte ao Pai Rico ||| 295
Pergunta:
Diante do cenário atual da economia, vale a pena transferir a conta poupança antiga para opções como LCI, fundos imobiliários em plano de longo prazo (mais ou menos 15 anos)?? Qual opção apresenta maior rentabilidade??
Resposta:
Bom dia Selma,
Que dúvida cruel hein ? A poupança antiga é uma verdadeira “mina de ouro” nas atuais condições do CDI. Você precisará ver qual a rentabilidade oferecida por estas outras alternativas … o limite para “justificar” a migração é de aproximadamente 85% do CDI. Acima disso, elas valem a pena, abaixo, permaneça na poupança.
Mas … uma pergunta … e se o cenário continuar mudando ? E se a SELIC continuar caindo ? Já pensou nisso ? É algo meio fora da nossa realidade, afinal estamos no ponto mais baixo da história. Mas, e se baixar ? A poupança antiga não tem ligação alguma com ela, já as alternativas que você apresentou, sim. Se houver mais algum corte na taxa de juros, o percentual que falei – 85% – precisará ser ainda maior para justificar a migração.
Agora … uma pergunta meio “boba”: com um prazo mais longo como o apresentado por ti, chegou a sondar a possibilidade de migrar para a bolsa ? 🙂
Sim, é uma boa possibilidade ! Um prazo como o citado, de 15 anos, é interessante para tirar um pouco do risco de curto prazo do investimento. Claro, existem muitos outros fatores atrelados a essa decisão, mas por que não estudar essa alternativa também ?
Se considera o investimento muito complicado, indico a leitura do livro “O mercado de ações em 25 episódios“, verás que é mais simples do que imagina. 😉
(In)Felizmente a época das vacas gordas nos investimentos de renda fixa, “100% seguros”, faz parte do nosso passado. A necessidade de adicionar um pouco de risco à mistura se faz necessária para que possamos obter um rendimento um pouco mais interessante.
Só mais um comentário: lembrou do fator inflação para este prazo de 15 anos, correto ? As alternativas que você apresentou praticamente minarão o seu capital durante este período … Se deseja mesmo permanecer em renda fixa, indico dar uma olhada em algum título do tesouro que esteja atrelado a algum índice de inflação. A NTN-C (atrelado ao IGPM) e a NTN-B (atrelado ao IPCA) te trarão algum retorno real mais a garantia de reposição das perdas da inflação. Dê uma olhada nisso, com carinho.
Abraços !