Pergunte ao Pai Rico ||| 296
Pergunta:
Prezados,
Tenho uma disponibilidade para aplicar R$ 50 mil, porém confesso que não sei onde aplicar.
Pensei no Tesouro Direto, mas vi por exemplo que a melhor rentabilidade dos últimos 3 anos foi o Ouro.
Não tenho interesse em resgatar esse dinheiro no curto prazo, ou seja, posso manter este recurso aplicado por um bom tempo (5 ou 10 anos).
Assim, se possível, gostaria de algumas alternativas para aplicar esse meu dinheiro.
Grato.
Resposta:
Bom dia Fábio,
São tantas as alternativas … fica difícil eu te apontar uma. 🙂
Seria quase a mesma resposta que de dei ao Bruno na quarta-feira: “Dê uma olhada na série de posts “Iniciando seus Investimentos“, ela certamente te ajudará na tomada de decisão.” Mas você tocou num assunto importante … “O ouro apresentou a maior rentabilidade dos últimos 3 anos”. Você sabe o motivo ?
Isso aconteceu somente por uma razão: o medo do mercado de uma possível arrancada nos índices de inflação, em todo o globo. Sim, a inflação será a consequência direta dessa injeção desenfreada de capital nos mercados. (EUA, Europa, Japão … todos imprimindo mais e mais dinheiro)
O ouro é e sempre foi considerado o “porto seguro” das finanças, o povo corre para lá quando o negócio aperta e o futuro fica incerto. O mercado sabe que ele será uma das melhores proteções no momento em que o dinheiro (moedas) perderem valor, por causa da inflação, e a corrida para comprá-lo faz com que a cotação suba tanto.
Pode ver, a arrancada de verdade aconteceu depois da crise de 2008, depois que a solução “imprimir dinheiro e jogar no mercado” foi adotada. Portanto a alta nele pode ter continuidade, caso o destino seja realmente o de um cenário inflacionário. Mas e se ao invés disso tivermos a outra alternativa, que seria uma nova depressão ?
O uso do ouro é muito mais para uma proteção do que para ganhos de capital propriamente dito. (claro, muita gente aproveitou esse período pré-inflação galopante para auferir ganhos, sem a inflação …)
Eu por exemplo, só usaria o ouro em minha cesta de investimentos com esse pensamento: proteção … nada mais do que isso. 😉
Abraços !