Pergunte ao Pai Rico ||| 336
Pergunta:
Pai Rico é o seguinte, tenho juntando uma grana para compra do meu apartamento. E percebo que alguns vendedores estão abaixando os preços dos imóveis por terem dificuldades de vender. Enfim, é o melhor momento do ano para comprar, ou é melhor esperar as eleições passarem.
Abçs
Resposta:
Bom dia Daniel,
Sua observação é verdadeira amigo, já tenho observado o mesmo cenário há alguns meses. Não naquela proporção (e com a força) imaginada, mas os vendedores começam a ceder. O interessante é notarmos que isso acontece tanto com imóveis novos (ainda em construção ou recém entregues) quanto com imóveis mais antigos …
Outra coisa que tenho visto é que isto acontece no mercado residencial e comercial. Mas ainda não é nada “declarado” e as construtoras continuam fazendo seus lançamentos, o que a meu ver é um sinal de que a coisa ainda não chegou ao fundo do poço. Na verdade falta relativamente muito para chegar lá …
Ainda podemos observar é que as mesmas construtoras que vêm lançando novos empreendimentos vêm fazendo alterações nestes mesmos lançamentos. Alguns prédios que seriam comerciais, viraram residenciais … Outros que seriam residenciais com apartamentos mais amplos, se tornaram mais simples … Outros que seriam residenciais normais viraram kitnets (que a moda agora é chamar de “estúdio” …)
Sobre aguardar as eleições para comprar, ou não, seu imóvel, não sei lhe dizer se um evento deste tipo teria algum tipo de influência para o mercado imobiliário propriamente dito. Acredito que se após dela tivermos uma deterioração da economia, como um todo, será sentido em todas as áreas.
E 2015 tem me parecido que será, a cada dia que passa, tenebroso … 😯
Reajustes que estão sendo represados em 2014, por conta das eleições presidenciais, precisarão ocorrer em 2015.
Não sei lhe dizer se é o melhor momento, ou não. Apenas lhe direi como fiz para comprar o meu. 🙂
Durante algum tempo fiquei aguardando o estouro da bolha (que infelizmente não veio em 3 meses, hehehe), até que surgiu uma ótima oportunidade. O imóvel era bom e o preço oferecido era o considerado justo por mim. (tinha um desconto em relação aos similares, e vizinhos, da mesma área)
Então comprei, por considerar que aquele era o preço que eu queria pagar. Desta forma fiquei com a consciência tranquila, sem precisar ficar pensando “poxa, paguei caro …”, sabe ? Paguei o preço “que queria” pagar por um imóvel do padrão dele. 😉
Espero ter lhe ajudado.
Abraços !