Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 341

Pergunta:

olá eu comecei a investir em ações a algum tempo e estou conseguindo algum retorno, o que gerou o interesse de familiares e amigos que me pediram para aplicar o dinheiro deles no mercado de ações, o que despertou minha curiosidade sobre como faço para abrir um escritório (empresa) de investimento?? vocês podem me indicar algum site e passar informações sobre esse assunto sobre o que preciso fazer para abrir um escritório (empresa) de investimentos?? desde já agradeço a atenção!!


Resposta:

Bom dia Klaydson,

Vou lhe responder de uma forma diferente e (acredito) de um ponto que pode não ter lhe chamado tanto sua atenção. Você pode até “não gostar” da resposta, porém sou obrigado a abordar um ponto muito importante do seu questionamento. Ok ?

Não entrarei em detalhes de sua estratégia, tampouco perguntarei sobre os resultados já obtidos, deixarei de lado também a curiosidade para saber há quanto tempo vem operando, não lhe perguntarei se sabe que para exercer tal função precisaria ter autorização da CVM (precisa ter o “título” de administrador/gestor de carteiras). Não, nada disso, o foco da minha resposta será um só:

Você está preparado para comunicar aos seus parentes e amigos que perdeu grande parte do capital investido, ou até mesmo integralmente ? Você está preparado para lhes explicar o que aconteceu ? Quais foram os erros ? De quem foram os erros ? Está preparado para assumir a responsabilidade que tal atividade exige ?

Acredite … este é o ponto fundamental, é a pergunta que vale U$ 1 milhão neste caso. Sim, todos os questionamentos que fiz no início da resposta são importantes (muito importantes), mas o calcanhar de Aquiles, a pedra no sapato, o que tira o sono de quem cuida do dinheiro de amigos e parentes é a possibilidade de perder o dinheiro e ter que lhes comunicar o ocorrido.

Acredite … já vi isto acontecendo. E não foi uma única vez … Já vi os casos onde tudo aconteceu numa boa, as explicações foram dadas, ambas as partes saíram “satisfeitas” e a vida seguiu. Já vi casos onde tudo aconteceu da forma errada, as explicações não foram dadas, o clima pesou, os amigos e familiares sempre que podem usam o ocorrido para atacar a pessoa que cuidava do dinheiro, que muitas vezes (na maioria delas …) não está mais presente, pois desapareceu … vive recolhido … sem saber como voltar à “normalidade”.

Não pense que estas pessoas entenderão (ao menos grande parte delas) que as perdas podem ocorrer, que os ganhos e perdas são parte fundamental do processo do investimento. Por mais que você as avise que há o risco de perda, muitas se sentirão traídas caso você perca o dinheiro delas. Mesmo com as perdas, virão lhe cobrar o valor que haviam aplicado com você. Cobrarão – ao menos – o valor inicial, ou até mesmo o “valor máximo já obtido pela aplicação”.

Cuidar do seu dinheiro, fazendo com que ele renda em bolsa é uma atividade difícil. Cuidar do dinheiro de desconhecidos, fazendo com que ele renda em bolsa é atividade muito difícil. Cuidar do dinheiro de amigos e familiares, fazendo com que ele renda em bolsa é o 13ª trabalho de Hércules. (a carga emocional envolvida é enorme, e em caso de perda aumenta exponencialmente)

Acredite … este é o ponto fundamental, é a primeira de todas as respostas que você deve encontrar. E um detalhe … é somente você quem poderá respondê-la. As outras são simples, muitas conseguirá obter em sua corretora, outras com anos de estudo e de experimentação prática. Mas a primeira, a mais fundamental de todas, está encravada em sua cabeça.

Boa sorte em sua decisão. 🙂

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico