Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 350

Pergunta:

Tenho 34 anos nunca trabalhei porque tenho esquizofrenia paranoide, tenho alguns imóveis alugados que o meu avô passou pro meu nome (minha renda mensal é R$60.000), no começo de 2015 vou receber uma herança (por volta de R$37kk) eu queria investir tudo em renda fixa (CDB, LCI, LCA, CRI, fundo DI, Tesouro Direto) mas não sei qual a % do $$ que eu tenho que investir em cada um desses investimentos você poderia me ajudar?

Eu estou até pensando em contratar uma family office (já me falaram muito bem da Consenso) para me ajudar por causa da minha doença eu sou muito desconfiado e tenho medo de ser passado pra trás.

Eu tenho conta no Itaú mas não quero deixar esse montante todo num banco somente estou pensando em alocar parte desses recursos no Banco do Brasil e uns 10% do valor no BTG Pactual o que você acha disso?


Resposta:

Bom dia Raffaele,

Sinceramente ? Acho que a melhor de todas as alternativas é você dedicar uma pequena (literalmente !) parcela deste valor para sua formação financeira. 🙂

Existem alguns livros que poderão te ajudar a encontrar a melhor alternativa para o seu caso. Um bom ponto de partida é uma série de posts publicada aqui no Clube, o “Iniciando seus Investimentos“, já leu?

Não existirá melhor solução do que você mesmo cuidar do seu dinheiro, por mais desconfiado que você seja. (acredite, também sou, hehehe) Na realidade, aprofundando seus estudos você poderá até mesmo reduzir o grau de desconfiança atual, pois estará sabendo o que são as ofertas de investimento indicadas, saberá quais os níveis de risco atrelado a cada um deles, saberá como se proteger, etc etc etc …

Quer dizer que sou contra a contratação de um serviço “terceirizado”, como o citado por você ? Bem … contra contra eu não sou … mas digo que a melhor de todas as soluções é você cuidar do seu próprio dinheiro. Pense comigo, se você desconfia do que seu gerente lhe indica, não irá desconfiar também das propostas de investimentos oferecidas (ou adotadas, não sei se eles fazem o gerenciamento pleno ou apenas a indicação das “melhores” opções de investimento) por este profissional ?

Fazer uma “distribuição” entre bancos não chega a ser um problema, serve para trazer “tranquilidade” contra o medo de quebra, correto ? Se for fazer isso escolha realmente entre os grandes, adotar bancos menores nesta estratégia só a atrapalharia na verdade.

Por exemplo, sou cliente Santander e hoje estou no perfil Select. Vejo que eles realizam MUITOS eventos orientativos aos clientes, com palestras e apresentações de investimento. Claro, a intenção deles é que você contrate os investimentos apresentados por eles, de preferências os mais rentáveis – pra eles, hehehe -, mas com a apresentação você fica sabendo como funciona, o que são, como aplicar, como aportar mais capital, como resgatar, etc etc etc. Acredito que outros bancos “VIP” tenham o mesmo tipo de serviço sendo oferecido aos clientes. (aproveitando, Quem precisa de uma conta VIP do banco ?)

Estude ! Se precisar da indicação de algum material, se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar. Evite “transferir” a administração de seu patrimônio para outra pessoa … Acredito que para o seu perfil seja a melhor solução. 🙂

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico