Pergunte ao Pai Rico ||| 353
Pergunta:
Zé,
Uma boa vantagem do cartão de crédito é o programa de milhagem. Atualmente porém, tenho notado que ocorreu uma inflação no sistema de pontuação, ou seja, ficou mais difícil obter pontos e é cada vez preciso mais pontos para trocar por prêmios.
Paralelamente, está surgindo no Brasil o sistema CASHBACK, onde, ao invés de coletar pontos, o proprietário do cartão acumula reais, que podem ser abatidos da próxima fatura.
Gostaria que você comparasse os dois sistemas: Programa de Milhagem vs. Cashback.
Obrigado,
Jonas
Resposta:
Bom dia Jonas,
É verdade, uma das grandes vantagens do cartão de crédito é o programa de pontos que a maioria deles oferece. Mas não concordo muito com parte do que você falou … A parte de acumular pontos contínua igual, a cada x dólares você ganha x pontos. Isso não mudou, mas por causa da desvalorização do real, o valor em dólares da compra caiu e você realmente acaba ganhando menos pontos hoje do que ganhava há poucos meses.
Uma parte que não tenho como discordar de você: está cada vez mais difícil usarmos a pontuação, na forma de milhagem, para realizar uma viagem. Ai sim a inflação dos pontos comeu solta (não para acumular, mas para usar) e os valores que víamos há 2, 3 anos fazem literalmente parte do passado. Uma passagem para Nova York que custava 20 mil pontos, hoje não sai por menos de 30 mil. A última que vi estava saindo por 60 mil pontos ! 😯
Mas uma coisa mudou nos programas. Antes o rei eram as passagens aéreas, hoje encontramos praticamente todo tipo de produto e serviço sendo oferecidos em troca dos seus pontos. Antigamente isso não acontecia e os produtos que eram oferecidos eram brindes com a marca do sistema de pontos que custavam verdadeiras fortunas. As pessoas acabavam pegando estes brindes (caros) para não perder a pontuação … o que me leva a um outro “problema”.
Sabe onde está a maior perda deste tipo de programa ? Nos pontos que vencem e são eliminados. Sim, na maioria dos programas você tem apenas 2 anos para resgatar o ponto adquirido. Se passar do prazo, bau bau. Ok, alguns até oferecem a “chance” de retomar estes pontos que venceram mediante pagamento de uma taxa. Mas … a gratuidade deles deixa de existir, concorda ?
São verdadeiras fortunas anuais que são perdidas através dos pontos que vencem e não são resgatados. Por exemplo … você nunca deixou isso acontecer ? Eu já … ano passado perdi uma “mão cheia” deles. 🙁
Culpa minha que não liguei para a operadora do cartão para resgatá-los …
Sobre o sistema cashback, já vi um cartão (não ligado ao sistema) que oferecia isso diretamente: ao invés de dar pontos ele te dava dinheiro para cada x reais gastos. Funciona(va) da mesma forma que funcionam os que entregam pontos, mas ele entregava dinheiro. Era um do Santander, mas não consigo me lembrar o nome …
Mas sobre o sistema em si … pouco ouvi falar. 🙁
Li um texto ou outro falando sobre o funcionamento e só. (a maioria no início do ano passado …)
Não sei se ele se popularizou aqui no Brasil … Não sei se realmente funciona … Para falar a verdade: “não sei de nada” … 🙂
Por hora prefiro continuar usando meu cartão que me gera x pontos para cada x dólares gastos, sem me esquecer – de novo – de resgatá-los ! 😉
Abraços !