Pergunte ao Pai Rico ||| 362
Pergunta:
Olá, Zé!
Primeiramente, parabéns pelo site. Passei a acessar com mais frequência recentemente e estou gostando muito. Queria tirar uma dúvida com você. Já tenho guardado um dinheiro exclusivo para a minha aposentadoria em renda fixa e também estou com meu colchão de segurança garantido. Já pesquisei muito com relação a esses temas e acredito que já é hora de passar pra renda variável. Estou começando a ter contato com a análise fundamentalista, mas minha ideia era tirar um “extra” com o dinheiro que consigo salvar todo mês, o que imagino que seria mais fácil mexendo com curto prazo e opções. Estou pensando certo? Além dos livros recomendados aqui, vc indica algum outro caminho (cursos, simuladores, etc…)? É aconselhável mexer com curto prazo sem poder se dedicar exclusivamente a isso?
Agradeço desde já pela atenção,
Henrique
Resposta:
Bom dia Henrique,
Muito obrigado ! Espero que a leitura venha lhe sendo útil e produtiva. 🙂
Nos últimos meses venho dando um gás extra à produção de conteúdo do Clube, e em breve muitas surpresas pintarão na sua telinha. (e quem sabe em outras mídias também … 😉 )
Você começou seu questionamento com algumas palavras mágicas que fazem bem a qualquer ouvido: “estou com meu colchão de segurança garantido“. Quem acha que eu exagero demais nessa tecla, certamente não precisou acessar esta reserva de capital tão importante para toda e qualquer pessoa que queira ter uma fonte a menos de stress. Sim … stress. A pessoa passar por uma situação em que precisa de dinheiro (para finalidades mil), e que não encontra nenhuma fonte, sofre uma carga demasiadamente grande de pressão. Isso acaba se refletindo no lado pessoal e profissional dela, sem contar que atrapalha na busca de uma solução para este problema de falta de dinheiro. É um círculo vicioso …
Mas sua pergunta fala especificamente sobre alguma forma de obter um Fluxo de Caixa de curto prazo com o uso de ações, correto ? (no sentido de entrada de dinheiro, e não do controle do Fluxo de Caixa, ok pessoal ? 🙂 )
E você está, mais uma vez, no caminho certo ! O uso de opções para esta finalidade é muito interessante e financeiramente vantajoso. Existem diversas formas de se trabalhar com elas visando a criação de um fluxo de caixa constante, ou de ao menos trazer um acréscimo ao rendimento da carteira de ações propriamente dita. Indico a leitura do post “3 formas de se ganhar dinheiro com Venda Coberta de Opções” onde abordo justamente isso. 😀
Outro post que considero de importante leitura é o ““Renda Fixa” com opções – PUT“, pois ele te traz um novo leque de alternativas para o universo do investimento em opções visando justamente a criação de uma “renda extra” com sua carteira de ações, especialmente com a criação e manutenção dela.
Sobre o curto prazo, você verá que este é um conceito que pode ser bastante “elástico”. Mas acredito que você possa adotar as estratégias que apresentei aqui, sem a necessidade de um acompanhamento constante do mercado. Com apenas 2 ou 3 olhadelas diárias nas cotações do mercado. 😉
Espero ter lhe ajudado.
Abraços !