Pergunte ao Pai Rico ||| 363
Pergunta:
Olá Pai Rico, tenho um patrimônio total de $130k, divididos entre ações, títulos públicos, empréstimos, cheques e poupança. Venho juntando para comprar um alvará + carro e alugar como táxi, tendo assim uma outra fonte de renda e poder sair da casa dos meus pais com mais segurança. Com essas infos e no meu lugar, onde investiria o salário e retorno dos investimentos até comprar o táxi ( até o meio do ano eu consigo)?
E sobre a saída da casa dos meus pais, alugaria um imóvel ou compraria com algum financiamento?
Obrigado pelo espaço
Tiago Carvalho
Resposta:
Bom dia Tiago,
Começo a achar que este negócio de aluguel de taxa está dando bastante dinheiro mesmo … É tanta gente que tem falado sobre esse “investimento” que começo a pensar em olhá-lo com mais carinho … 😉
Claro, existem duas formas: comprar carro e alvará para 1) alugar; 2) trabalhar. Interessante … Interessante … 🙂
Sobre a pergunta “onde investir até o meio do ano”: em “qualquer aplicação de renda fixa“. Tente esquecer a bolsa para esta situação ! É um investimento de risco – que pode trazer um belo retorno, sim … mas que oferece um risco extra devido ao curto prazo – que não é indicado para uma situação dessas. A não ser que você já seja “profissional” … Que tenha um belo histórico … Se bem que se for assim, você já saberá que esta não é uma situação indicada para acumular capital que precisará ser usado logo em seguida.
Mas a parte que mais me chamou a atenção em sua pergunta foi a parte da saída da casa dos pais. Este é um momento único na vida de todo e qualquer jovem, e as decisões que forem tomadas nesta ocasião podem traçar uma grande parte do caminho que está por vir. 🙂
A dúvida “comprar ou alugar” é comum e é saudável. É importante que este tipo de pergunta seja feita, mostra que sabe que existem alternativas. Alguns fatores ajudam na manutenção da dúvida, entre eles os valores e a real necessidade do imóvel “dos sonhos”
Pense: quando estamos no começo de nossas vidas adultas temos necessidades diferentes das de quem já está há mais tempo na jornada. Correto ? Portanto o tamanho do imóvel (e provavelmente o padrão também) será diferente dos que têm esse perfil. Um imóvel menor, possivelmente de apenas 1 quarto é mais do que suficiente para um jovem que vai morar sozinho, concorda ? Enquanto isso quem já está com família formada precisará de um imóvel maior.
Mas então … comprar um imóvel grande, no início, é praticamente impossível. Os preços são proibitivos e os espaços ociosos serão um fardo para quem pensa em se antecipar aos fatos. Então porque não alugar o imóvel ideal (tanto em relação ao tamanho quanto à localização, próximo ao trabalho, por exemplo) neste primeiro momento ?
O valor dos alugueis está em um nível histórico baixo – em relação ao valor dos imóveis -, o que seria ainda mais vantajoso para quem adota o aluguel neste momento. Sem contar que alugando você terá a mobilidade necessária em caso de mudanças no trabalho … 😉
Mas alguns defendem a compra deste mesmo imóvel, de tamanho adequado às necessidades do jovem. Dizem que a compra é válida e que, conforme a necessidade de mais espaço for surgindo, o imóvel adquirido poderá ser usado como parte do pagamento do novo imóvel.
Olha … poderá … poderia, mas sabe como é ? Sim, se você conseguir encontrar um imóvel imperdível, por um preço absurdamente fenomenal (algo do tipo: o aluguel é o valor da parcela do financiamento), tornaria esta estratégia válida. Mas sinceramente ? Isso dificilmente (não digo impossível …) acontecerá. Você até pode ter a sorte de encontrar um, se isso vier a acontecer, agarre-o com unhas, dentes e $$$. 🙂
Mas na maioria dos casos, a estratégia que se mostra mais vantajosa é o aluguel.
Digo isto com conhecimento de causa: foi o que eu fiz. 😀
Espero ter lhe ajudado !
Abraços !