Pergunte ao Pai Rico ||| 367
Pergunta:
Bom dia Zé, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo iniciativa do clube e por se dispor a dividir seu conhecimento conosco!!!!!!!!!!!!
Sua atitude é louvável!!!!!Estou negociando ações de uma forma bem tímida ainda, mas acabei de comprar os 10 livros que você recomenda (já havia comprado alguns).
Pretendo dar enfase no estudo de opções e o grosso do meu investimento pretendo colocar em algo um pouco mais estável.
Pensei em adquirir cotas de fundos imobiliários e reinvestir os lucros.
Você me indicaria investimentos nesses fundos?
Valeu pela atenção.
Resposta:
Bom dia Breyner,
A ideia de investir em fundos imobiliários é boa para aqueles que desejam diversificar um pouco seus investimentos e também para aqueles que gostariam de investir em imóveis, mas que não tem capital suficiente para fazê-lo.
É, teoricamente, um ramo mais tranquilo e “seguro” de investimento. Mas não pense que é 100% … Já vimos acontecer vários exemplos de saída do inquilino do imóvel que “servia” ao fundo e que acabou trazendo um pouco de dor de cabeça aos donos das cotas. (por exemplo, um imóvel que serve somente para ser usado como hospital … se o inquilino sai, como repor rapidamente ?)
Infelizmente precisamos abrir mão de uma importante ferramenta que alguns investidores do ramo imobiliário têm acesso, quando investem diretamente nos imóveis: a alavancagem. Abre mão de uma coisa – importante – de um lado, mas cria a possibilidade de começar mesmo tendo pouco capital.
Então, você poderia me perguntar, isso não seria uma forma de alavancagem ? Não … ao menos não ao pé da letra. 😉
Mas fiquei com uma dúvida em relação à sua estratégia: você pretende adquirir as cotas e reinvestir os lucros, tanto do fundo imobiliário quanto das ações, nele ?
Você não pretende aumentar sua posição em ações também ? Acredito que as duas coisas sejam importantes, reinvestir em ações e nos fundos. Até mesmo para que você possa tirar proveito das oscilações do mercado (bolsa e imobiliário) e para que possa manter o plano de diversificação em dia.
Sobre esse tema, indico, fortemente, a leitura do e-book “Alocação de Ativos” de autoria de Henrique Carvalho. Foi o melhor material que já li sobre o assunto e certamente lhe ajudará. 🙂
Acredito que estás na linha certa, mas que tal ajustar ainda mais o plano ? 😉
Espero ter lhe ajudado.
Abraços !