Pergunte ao Pai Rico ||| 370
Pergunta:
Prezado Carlos,
Li uma pequena reportagem no Infomoney e gostaria de saber se você já teve contato com a estratégia de “tape reading”, se sim, se puder comentar em um post um pouco mais sobre ela…efetividade, vantagens, desvantagens.
Pelo que entendi seria o acompanhamento das ordens e o saldo de comprados/vendidos no dia…quanto ao saldo, blz… mas acompanhamento de ordens acho uma fria em razão de muitas e muitas serem falsas.
Olha só, fiz um teste um dia…lançava a ordem de venda de uma ação que tinha em carteira e na sequencia imediata aparecia uma outra corretora vendendo com um centavo a menos em relação a minha ordem, então eu a cancelava e a outra ordem também desaparecia, inseria de novo a ordem e lá estava a ordem da outra corretora surgindo do nada automaticamente com 01 centavo a menos…. Como podem detectar e automatizar uma perseguição destas?… fiz o mesmo também em compra, com um preço mais baixo e a mesma coisa aconteceu, claro, de maneira invertida, com um centavo a mais no caso da outra corretora
Atenciosamente,
Amauri
Resposta:
Bom dia Amauri,
Não conte para ninguém … mas eu costumo incluir as informações que obtenho através do acompanhamento de determinadas corretoras em minhas estratégias com a Petrobras … 😉
Isso não é segredo para ninguém !! Quem me segue no twitter (e quem não segue está perdendo …) sabe o carinho que tenho com algumas corretoras, em especial uma das gringas:
ATENÇÃO !! Agora há pouco falei sobre o destaque da ML na compra de #PETR4 há dias …
Não é que hoje ela tá na venda !?!? DE OLHOOOOOO !!
— Clube do Pai Rico (@clubedopairico) 8 abril 2015
Mas saiba que não é um acompanhamento “simples”, que se faz da noite para o dia. Venho fazendo isso há anos e a posição deles adiciona, ou não, um ponto extra em minha tomada de decisão. Você já sabe tudo que uso na hora de fazer minhas análises, não ?
O que faço não é um tape reading de raiz, daqueles que olham o que determinadas corretoras fazem para fazer igual. Essa informação apenas se junta às demais, é apenas mais uma das coisas que olho.
A ideia do tape reading original é justamente como você falou: olhar o que os outros estão fazendo (volume, corretora, etc), para fazer igual.
Já a segunda parte da tua pergunta é mais relacionada aos robôs que vêm tomando conta das mesas das corretoras. Eles são os responsáveis por este tipo de ordem “rápida” – tão rápidas que às vezes nem conseguimos enxergá-las – em muitos ativos.
Como podem automatizar deste jeito, com tanta velocidade ? Computadores … O bom e velho poder computacional mostrando serviço. 😉
Muitos reclamam da existência desse tipo de “operador”. Outros agradecem, por causa da liquidez que dão ao mercado. Em alguns países já existem estudos sobre a proibição … Por aqui é “coisa recente”, ainda não vi nada oficial sobre permanência, ou proibição, deles.
Espero ter lhe ajudado. 😀
Abraços !