Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 371

Pergunta:

Zé. no livro PRPP, o Robert diz que faz investimentos por meio de empresas. É possível adaptarmos isso para a nossa realidade?

Exemplo: ao invés de investir como Pessoa física, abrir uma empresa e operar no mercado de ações por meio dela.

A carga de IR seria menor, correto?
Vc tem experiência nesse assunto?

No caso de empresas enquadradas no simples nacional nem existe alíquota de 20%. E para operações voluptuosas pagaríamos 20% com facilidade.

O que acha?


Resposta:

Bom dia Breyner,

Direto do site da BM&F Bovespa:

1.6 – Há alguma regra específica sobre tributação dos rendimentos auferidos pelas pessoas jurídicas?

As regras tributárias sobre os ganhos com ações aplicadas às pessoas físicas se aplicam também às pessoas jurídicas, com exceção de que os ganhos auferidos pelas pessoas jurídicas compõem o seu resultado operacional.

Isso significa que eventual imposto pago sobre ganhos no mercado de ações pela pessoa jurídica poderá ser deduzido do imposto de renda devido em razão de suas atividades. Excetuam-se as empresas de pequeno porte, optantes pelo Simples, em que será definitiva a incidência do imposto de renda na fonte sobre os rendimentos e ganhos líquidos em aplicações de renda fixa ou variável.

Portanto … A possibilidade existe. 🙂

Infelizmente não tenho experiência no assunto … 🙁

Mas isso fez uma luz acender aqui no QG, aquele meu sistema de “presta atenção nisso rapá“, e irei conversar com meu contador sobre essa oportunidade. 😉

Falando como investidor pessoa física, que tem uma boa parte de sua renda obtida do mercado financeiro, é uma pena que o imposto de renda pago com os lucros das operações não possa ser usado na compensação dos gastos com saúde, educação, etc, da mesma forma que o imposto de renda sobre o salário pode.

Quem sabe um dia … 😉

Obrigado pela sua pergunta !

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico