Pergunte ao Pai Rico ||| 372
Pergunta:
@clubedopairico gostaria de saber se estando com opções ITM em venda coberta existe chance de não ser exercido, caso o titular “esqueça”?
Resposta:
Bom dia Filipe,
Existir a possibilidade “existe”, mas as chances disso acontecer, hoje em dia, são tão remotas que podemos praticamente descartá-las …
Antigamente, quando as coisas não eram tão automatizadas, era mais “fácil” disso ocorrer. A pessoa poderia esquecer alguma coisa na carteira e com isso deixar de emitir a ordem de exercício para a sua corretora. Hoje com os computadores “tomando conta do pedaço”, fica difícil imaginarmos que o sistema não emita um aviso dizendo “olha, o João deixou algumas algumas opções na carteira, será que ele não quer exercê-las ?”.
Mas assim … as chances de você não ser exercido existem, basta que alguém se esqueça de exercer seu direito (se é que as corretoras já não o façam até que de forma automática nos casos de “esquecimento”) e que você dê a sorte de não ser escolhido pelo sistema que sorteia quem deve entregar o ativo do exercício. (ações no caso das CALL e dinheiro no caso das PUT)
Sim, é um sistema que faz o sorteio. 🙂
Normalmente existe uma ordem de prioridades na hora de ser exercido, tudo priorizando a diminuição de risco para o mercado. As primeiras a serem exercidas são as vendas cobertas, em seguida as travadas e por último as vendas descobertas.
Como exercício mental, deixo essa ordem para exercício para sua reflexão. Por que eles preferem que a coisa ocorra desta forma ? 😉
Mas cá entre nós … Não conte com essa possibilidade (de não te exercerem) na hora de operar. Sim, sei que a esperança é a última que morre, sim, eu faço essa verificação de dedos cruzados a cada exercício que termino com posição a ser exercida (hehehe), mas as chances são muito pequenas. 😀
Abraços !