Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 381

Pergunta:

Bom dia Zé,

Neste momento de crise econômica, existe alguma maneira de investir e proteger o nosso dinheiro da desvalorização do real ao mesmo tempo?

Muito obrigado!

Resposta:

Bom dia Thiago,

Esta é uma ótima pergunta ! 🙂

Na grande maioria das vezes, quando pensamos em investimento em moeda (mais especificamente o dólar), pensamos de imediato na compra física de papel moeda. O que convenhamos não seja a melhor alternativa para a imensa maioria dos casos …

Indo um pouco adiante, surge a possibilidade de investirmos em moeda estrangeira através de fundos cambiais, fundos de investimento, promovidos por bancos, que te possibilitam aproveitar a variação da moeda para “lucrar”. Um lucro mascarado, pois você estaria apenas se protegendo da desvalorização do Real.

Você foi um passo além, você quer proteger e investir ao mesmo tempo. 😉

Será que existe como fazermos isso, no conforto de nosso lar ? Sim !! E o pior é que já faz algum tempo … Desde o final de 2010 existe a negociação de BDRs em nossa bolsa, que nada mais são do que as ações americanas sendo negociadas aqui. Um equivalente às ADRs (ações brasileiras negociadas em NY).

No início o acesso à ferramenta era bem restrito, mas hoje já se encontra disponível para um grupo maior de pessoas. Infelizmente ainda não está disponível para todos. A lista de permitidos é:

– “Os BDRs Nível I Não Patrocinados só podem ser adquiridos por (i) instituições financeiras; (ii) fundos de investimento; (iii) administradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM, em relação a seus recursos próprios; (iv) entidades fechadas de previdência complementar; e (v) pessoas físicas ou jurídicas com investimentos financeiros superiores a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Para efeito de composição de carteira, são considerados investimento no exterior.

Confesso que não entendo o motivo para existir um filtro tão forte quanto esse … Há algum tempo o valor mínimo exigido para ter a permissão de negociação era de R$300 mil. O investimento nestas ações é tão seguro quanto investir em ações de empresas brasileiras. (se não for mais, mas tudo bem …)

A lista de empresas já é bem interessante, dê uma olhada neste link.

As ações são listadas em reais e com isso apresentam a proteção cambial, e a valorização (ou desvalorização) da ação traz o lado investimento da coisa. Por exemplo a GOOG34 é a BDR da Google. No ano já subiu quase 75%, enquanto a ação negociada em NY perto de 25%. A diferença, “culpa” da desvalorização do Real. 😉

Como dito, uma forma simples e prática já existe. A pena é que esteja disponível apenas para um grupo tão restrito de investidores … 🙁

Esta é uma das formas, alguém conhece mais alguma ?

Espero ter lhe ajudado !

Abraços !