Clube do Pai Rico

Podemos comparar o resultado obtido via empreendedorismo com o do mercado financeiro ?

Pergunta:

Olá tudo bom?

Eu li o seu artigo: “Investir: quanto mais simples, melhor” e achei bem interessante e esclarecedor, entretanto estou com uma duvida se é que posso chamar de duvida. É o seguinte… Todas as formas de investimentos citadas são de 7 a 30 anos o que na minha opinião é muito tempo, pois vou ter de esperar 7 anos para reaver o meu dinheiro.

Não seria melhor eu investir esse dinheiro em um pequeno negocio?

Tenho muito interesse em aprender a investir sustentavelmente, mas como você notou pela minha pergunta não tenho pratica e tenho algumas duvidas e por isso estou te fazendo essa pergunta.

Atenciosamente,
Willian M.

Resposta:

Bom dia Willian,

Acho que a sua pergunta é realmente importante, porém não sei se é uma comparação “justa” … Seria quase como se perguntássemos: Qual é a fruta mais saborosa, a maçã ou a laranja ? 🙂

Por quê ? Por um simples motivo: são coisas diferentes, que exigem experiências diferentes, que necessitam de conhecimentos específicos, que ocupam os envolvidos de formas diferentes e com cargas de trabalho de diferentes proporções.

Por exemplo, em relação aos estudos e preparação necessária. Você investirá um bom pedaço de seu tempo para adquirir os conhecimentos necessários para investir, seja qual for o tipo de investimento escolhido. Uns mais, outros menos. Mas precisará se dedicar aos estudos para se preparar para as “aventuras” que o mercado financeiro nos reserva. E para a abertura de um negócio, você não precisará pesquisar sobre o nicho escolhido, sobre como o empreendimento deverá funcionar, conhecer o produto a ser vendido, aprender técnicas de atendimento ao público, um “pouco” de contabilidade, leis trabalhistas, tributação, etc etc etc ?

Pronto, ambos necessitarão da etapa preparatória. Não poderemos fazer nenhuma distinção entre eles.

Mas depois que essa etapa estiver concluída, como as coisas funcionarão ? No seu empreendimento, você precisará se dedicar 24h por dia, 7 dias por semana. Não importa se é sábado, domingo ou feriado. Verá seus amigos indo para a praia, viajando durante as férias, aproveitando tudo o que há de bom. Enquanto você estará lá, trabalhando. Estará se esforçando para que seu negócio cresça, prospere e que após isso possa aproveitar também as mesmas oportunidades.

E seus investimentos ? Se eles não forem o seu “ganha pão”, poderá se dedicar a outras tarefas. Ao seu emprego, ao seu negócio, ao que mais desejar. Se você dedicar 30 minutos do seu dia para seus investimentos, estará fazendo algo extraordinário. Esse é o tempo necessário para analisar o seu atual portfólio e conhecer futuras oportunidades.

Você provavelmente me dirá: “Ah, mas eu posso contratar a equipe que vai trabalhar no meu negócio. Eu não precisarei nem aparecer lá !”. E é ai que você se engana … Isso pode realmente vir a acontecer, mas te garanto que somente depois de muito suor e tempo dedicado ao empreendimento. Fazer com que o negócio “se auto gerencie” é sonho de consumo de 11 em cada 10 empreendedores. Sonho e pesadelo … Pois os que começam com esta expectativa acabam se decepcionando quando enxergar a verdadeira realidade.

Uma observação sobre o que você falou: “pois vou ter de esperar 7 anos para reaver o meu dinheiro“. O seu dinheiro não precisará ser recuperado, ele está ali, rendendo. O principal e os juros/rendimentos por ele obtidos. Essa frase é verdadeira para o empreendedorismo, onde há a necessidade de um investimento inicial, para a montagem do negócio. (compra/aluguel da sala, mobiliário, equipamentos, sistemas, etc etc etc)

Esse sim é um caso de “reaver” o dinheiro investido. Só irá recuperar se der certo. Mas não se esqueça que precisará descontar todos os custos de manutenção do negócio (salários, impostos …). Se for a sua atividade principal, e muito provavelmente será, precisará também incluir nessas contas as suas retiradas, o seu “salário”. Isso fará com que o tempo para recuperação do investimento inicial se alongue um pouco mais …

O meu perfil é mais voltado para o lado investidor. Pode ser que você prefira o lado “mão na massa” e o empreendedorismo seja o mais indicado por você. Só testando para saber. 🙂

Tudo é uma questão de saber o que é melhor para você. Quem sabe não possa ser os dois ? Ter um negócio próprio e investir o lucro obtido nele ? 😀

Já sobre a parte de não ter prática e das dúvidas, o Clube está aqui justamente para isso: lhe ajudar em sua jornada neste maravilhoso mundo da Educação Financeira.

Espero ter lhe ajudado !

Abraços !