Por medo, deixei meu dinheiro parado na conta corrente … O que devo fazer ?
Pergunta:
Pai Rico, me ajuda!
Há anos venho lendo, estudando e prestando atenção aos ensinamentos de vários gurus financeiros porém ainda com medo de arriscar dizer que entendo o mercado.
Tenho dinheiro aplicado em um fundo DI do meu banco, mais um tanto no Tesouro IPCA 2019 e agora recebi uma bolada (100mil) que, sem coragem pra escolher onde alocar, está parado na conta há um mês.
Considerando que não pretendo usar esse montante tão cedo, qual a melhor opção atualmente?!
Meu prazo, acredito, seria de uns 3-4 anos .
Obrigada
Resposta:
Bom dia Isabela,
Não se preocupe … O que você fez (ou melhor, o que deixou de fazer) é relativamente “normal”. São várias e várias pessoas que acabam fazendo isso. Ficam congeladas, por medo de tomarem a decisão errada …
É “normal” … Afinal de contas, é tanto terrorismo que é feito em torno do nosso dinheiro, muitas vezes por pessoas que deveriam nos auxiliar na hora de investir, que uma decisão relativamente simples acaba tornando-se um martírio. Não é mesmo ?
É aquela sensação de “e se eu fizer a coisa errada ?” ou “e se eu colocar ali, mas o outro investimento me gerar um rendimento maior, e eu ficar de fora dele ?“. Consegue enxergar que são duas coisas diferentes, não ? Uma mais relacionada com o medo da perda em sim, a outra com o medo de escolher o segundo colocado de uma maratona.
É natural agir desta forma. Somos condicionados a sermos sempre os primeiros, sem chance de errar.
Mas fique tranquila. Nesta situação, existe uma atitude que pode ser adotada nos momentos em que a dúvida surgir. Quando não souber onde colocar o dinheiro, quando ficar em dúvida sobre qual é mais vantajoso, quando ficar com receio de onde aplicar, invista diretamente no Tesouro SELIC.
Poderá não ser a “melhor” alternativa disponível no momento. Mas será uma tomada de decisão, que trará rentabilidade para o seu capital. 😉
Por “pior” que seja, você estará garantindo 100% do CDI para o investimento. (considerando que a SELIC e o CDI acabam proporcionando praticamente o mesmo retorno)
O dinheiro poderá ficar ali, rendendo os atuais 14,25% ao ano, enquanto você tem mais tempo e cabeça fria para analisar as outras alternativas e tomar a melhor decisão. Pode ficar ali, disponível para que você o resgate assim que for necessário, assim que a decisão for tomada.
Como a liquidez é total (lembrando que o mercado pode ficar fechado em momentos mais voláteis, por ordem do Tesouro), você sempre terá a certeza de que vai ter obtido, no período em que a grana ficou aplicada, a SELIC cheia.
Enquanto isso, você poderá pensar melhor em qual deverá ser o destino “final” deste dinheiro. Não fica pressionada pelo fato de que ele está lá parado, perdendo tempo e rentabilidade. 🙂
Sobre qual a melhor opção, infelizmente não tenho como lhe dizer. Posso falar que tanto o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA são ótimas alternativas. Tanto que você tem o IPCA em sua carteira … 😉
Qual o melhor dos dois ? É uma decisão muito pessoal. Você prefere garantir que o capital venha a ser corrigido, contra a perda gerada pela inflação ? Ou prefere garantir um valor (elevado) já conhecido desde o início para a rentabilidade ? Esta é a balança que você tem na sua frente quando compara o IPCA e o Prefixado.
Uma dúvida sobre a tua carteira de investimentos atual … Este fundo DI, cobra que taxa de administração ? Você tem ele por algum motivo especial ? Por exemplo, para isentá-la da taxa de manutenção da sua conta ? Se for uma taxa muito alta (1% ao ano já seria considerada como tal …), e não for esta a finalidade, não seria mais interessante passar para o Tesouro SELIC ? Ou é um capital que está lá para ter liquidez imediata em caso de necessidade ?
Espero ter lhe ajudado. Não é preciso ter medo. 😀
Abraços !