Posso viver somente dos rendimentos mensais do meu Fundo de Ações ?
Pergunta:
Boa tarde, gostaria de saber se a mesma logica usada para rendimentos mensais desse link “Posso viver somente dos rendimentos mensais do meu CDB ?” funciona para fundos de ações por exemplo?
desde ja obrigado
Resposta:
Bom dia Marcos,
Uma reposta simples e direta: SIM !!
Você poderá viver dos rendimentos de qualquer tipo de investimento que você tenha. Ponto Final.
Mas só tem um problema neste caso … Qual vai ser o rendimento que você usará como base para saber qual deverá ser o capital necessário para rentabilizar e com isso ter o capital necessário para pagar suas contas ?
*** cri cri cri ***
É … Impossível de respondermos a essa pergunta. 🙁
Ao contrário do que acontece num investimento de renda fixa, como é o caso do CDB, os investimentos em renda variável são … variáveis. Por mais incrível que isso possa lhe parecer.
E justamente por ser variável, como imaginar o que pode vir no mês que vem ? Ou ainda melhor: virá algo no mês que vem ? 🙄
No caso do CDB, do Tesouro Direto, de um fundo de renda fixa, entre outros, você já sabe no momento da contratação qual será o rendimento que aquele investimento apresentará. Poderá ser expresso em termos relativos ou absolutos. Traduzindo: poderá ser um determinado percentual do CDI (ex: 100% do CDI ao ano) ou o rendimento propriamente dito (ex: 8,25% ao ano).
No caso de um fundo de ações, você não tem a mínima ideia do que poderá vir a acontecer. Se for um fundo passivo (que simplesmente espelha um índice) você espera que ele apresente um retorno parecido com o do índice. Mas qual será esse retorno ? Num fundo de gestão ativa (onde o administrador do fundo realiza operações de compra e venda, na tentativa de obter lucro com estas operações), dependerá da destreza de quem gerencia o portfólio.
Em nenhum dos casos você tem como imaginar o que vai acontecer …
Então, voltando ao começo … Sim, é possível de adotarmos a mesma lógica apresentada no texto onde falo sobre usar a rentabilidade do CDB. O problema é que você não tem como prever qual será a renda gerada pelo investimento e viverá uma eterna batalha de indecisão. O rendimento gerado será o suficiente para pagar suas contas ?
O que muita gente faz nestes casos ? Junta um capital “gigantesco”, para que a mínima variação positiva (com consequente geração de caixa para o investidor) seja suficiente para pagar suas contas. O rendimento foi maior do que o necessário ? Ótimo ! A diferença permanecerá no fundo, rendendo, para que seja usado num mês em que o rendimento não seja suficiente para pagar as contas.
Mas o problema é esse: não saber o que será disponibilizado para ser usado. Não saber o quanto renderá. Não saber quais números usar como base para suas contas …
Num fundo de gestão ativa você até pode usar os números anteriores como base, para ter uma ideia do rendimento médio daquele fundo. Mas sabendo que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro … Ok ?
Num fundo de gestão passiva você não tem nenhum número para tomar como base e é um mistério total …
Esse é um dos motivos para que eu insista tanto no gerenciamento ativo e pessoal de sua carteira de ações. Você precisará dedicar uma parcela tão pequena do seu tempo na administração, que não existe justificativa para entregá-la na mão de terceiros … 🙁
Ok … A etapa de estudos tomará um pouco mais de tempo. Mas te garanto que o investimento nessa preparação mais do que compensa o esforço.
Por exemplo, no Double PUT Double CALL, os alunos passam a conhecer uma estratégia de investimento em Bolsa, usando opções (e aprenderão no curso tudo o que for necessário para se investir com elas da forma correta), e estão aptos a usar essa estratégia em apenas 6 semanas. Para usar o método será necessário dedicar 24h do seu dia para o acompanhamento do mercado ? Não !! Apenas alguns poucos períodos de 1 ou 2 minutos diários são mais do que suficientes para gerir seus investimentos através da estratégia apresentada.
E o melhor é que a partir do momento que você assume às rédeas da situação, você passa a ter um pouco mais de controle sobre a parte do rendimento e objetivos a serem alcançados com o investimento. 😉
Portanto, voltando à sua pergunta: Sim, é possível usar fundos de investimento em ações … Mas é algo tão, mas tããão incerto … que você precisaria de um valor bem grande para levar essa ideia adiante. Se pretende fazer isso, dê preferência pelo gerenciamento direto, onde você cuida do investimento em ações diretamente e passa a ter um pouco mais de controle sobre a situação.
Espero que tenha lhe ajudado. 🙂
Abraços !