Preparado para resgatar o dinheiro que tem parado no seu FGTS ?
Ontem tivemos aquela notícia que uniu todos os brasileiros em prol de um bem maior. Foi o tipo de anúncio que agradou a gregos e troianos. Que uniu capitalistas e comunistas. Que fez com que coxinhas e petralhas saíssem andando pelas ruas de mãos dadas. O tipo de notícia que nos faz ter esperança no futuro da humanidade, que nos mostra que realmente há vida inteligente no universo. Não, não descobriram vida em outro planeta …
Foi só o anúncio de que nós, brasileiros, poderemos sacar a grana que estiver para no FGTS !! Mais especificamente nas contas INATIVAS do FGTS. Coisa pouca … algo próximo a R$30 bilhões. Quase nada, só 0,5% do PIB !! (aproximadamente …)
Vai dizer que você não gostou ? Eu não vi NINGUÉM reclamando da medida ! Sério ! Nem a turma do é golpe conseguiu ir contra esta medida … 🙂
Sim, eu sei que existem n formas de se ter acesso ao dinheiro lá parado. Mas como não é um procedimento tão simples quanto deveria, acaba ficando lá … esperando e esperando e esperando … Aguardando a próxima oportunidade de saque.
O que são as contas inativas do FGTS ?
São as contas que deixam de receber novos depósitos, simples assim. 🙂
Exemplificando: quando você perde o emprego, com uma demissão sem justa causa, você tem direito a efetuar o saque do que está lá na sua conta do FGTS. Quando você é demitido por justa causa, ou pede demissão, o saque do saldo do FGTS não lhe é permitido. A partir deste momento, o saldo existente na sua conta do FGTS passa a ser considerado “congelado”, a conta torna-se inativa.
Você pode acessar esse dinheiro. 3 anos após a saída do emprego, se não estiver em um novo emprego pelo período mínimo de 3 anos …
Ou seja: é uma novela para resgatar.
O que mudou ?
Agora houve a liberação para saque do saldo de todas as contas que ficaram inativas até 31 de dezembro de 2015.
Quando ? A partir de fevereiro a Caixa disponibilizará o calendário … Como será feito ? Também é um mistério …
Mas o que importa é que você, que hoje está empregado, e não tem como efetuar o saque da sua conta inativa, poderá fazê-lo logo em breve. 😉
Inicialmente cogitou-se permitir que o dinheiro fosse usado somente para a quitação de dívidas. Mudou para o saque máximo de R$1.000. Mudou para o saque máximo de 1.500. Mudou para um limite de até 10 salários mínimos. Mudou para o saldo completo. E assim ficou.
Já sabe qual é o valor a que tem direito ?
Ainda não ? É bem simples: acesse o site da Caixa e consulte o seu saldo. Você precisará do seu NIS (PIS/PASEP), que está disponível na sua carteira de trabalho. Para acessar, você precisará da sua senha cidadão. Se ainda não tem, poderá cadastrar no próprio site da Caixa onde a consulta é feita.
Depois de efetuar o login, basta clicar em “Extrato“. Aparecerão os dados referentes à sua conta ativa e a inativa. (caso ela exista)
Pronto. 🙂
Se desejar apenas saber se tem, ou não, direito ao saque de uma conta inativa, vá diretamente aqui.
“One small step for man …“
É um primeiro passo. Ainda estamos longe de acabar com o FGTS … Mas permitir aos trabalhadores usarem o saldo inativo, neste momento tão complicado da economia, é um salto para a roda da economia. 😉
Mas eu gostaria de saber de você: tem saldo a ser resgatado ? Onde essa grana será usada ? 😀