Prepare-se: mudanças na poupança e na renda fixa para breve !
É … voltaram a falar sobre o assunto “mudanças no rendimento da caderneta de poupança” … Mas também não é a toa, muita gente do mercado já prevê a SELIC em 9% no final do ano, e nessa faixa de retorno a poupança se torna muito competitiva. (até mesmo ganhando de muitos fundos, CDBs, títulos do tesouro …)
Sugiro que você dê uma olhada nesse “pedaço” do Clube para entender tudo o que foi dito nos últimos anos sobre a poupança. Não está lembrado ? O tema “mudança na poupança” já esteve em alta, em 2009, quando a SELIC estava em 8,75% ao ano. Nesta faixa os títulos públicos começariam a perder a atratividade e a migração para a poupança seria grande.
Alguns motivos impediram a mudança: 2010 era ano de eleição presidencial, e alguém imagina que ele correriam o risco de serem taxados como o (des)governo que mexeu no dinheiro do povo que estava na poupança ? (até hoje, e para todo o sempre, o Collor será lembrado por isso …)
Para a salvação da lavoura a taxa SELIC precisou ser aumentada e a ideia de mudar os rendimentos da caderneta de poupança foram deixados para trás. Até hoje …
Porque o rendimento dela precisa ser alterado ? Porque se permanecer como está a taxa SELIC dificilmente ficará abaixo dos 9% ao ano … é preciso que o rendimento da poupança seja menor para que os títulos públicos federais permaneçam atraentes para os investidores, senão como é que o governo faz para rolar a dívida ? 😉
Precisa ser mudado e ponto final. Mas será que arcarão com o alto custo político dessa decisão ? Tenho lá minhas dúvidas …
A outra notícia diz respeito a provável alteração das faixas de tributação dos investimentos em renda fixa. A intenção é mudar o IR dos investimentos de curto prazo, para evitar o “vai e vem” dos “especuladores” … Claro que a mudança seria o aumento da faixa de dedução para os investimentos de prazos mais curtos …
Agora … se querem mesmo incentivar que o povo deixe o curto prazo “para trás”, que diminua então a tributação dos prazos mais longos … criando uma faixa que tenha um IR de somente 10%, por exemplo. Ah … isso não pode neh ? Diminuir a carga tributária é “proibido” …
Bom … o ministro Mantega acabou de dizer que isso não existe, não estou falando sobre nada disso. (acabou mesmo, foi há poucos minutos) Ahãm … senta lá Cláudia. 😉
Onde há fumaça há fogo. Pode ter certeza. 😀