Proponho um exercício ! #2
Este é mais um exercício da nova “série” de posts que estou fazendo aqui no Clube, para incentivar você a dar uma mexida na massa cinzenta.
Serão sempre exercícios simples, normalmente envolvendo conceitos mais básicos de matemática e de finanças.
Conto com a participação de todos, e o mais importante, que tentem realmente “quebrar a cuca” antes de sair em busca de uma “dica”. Ah, só lembrando … mais vale encontrar a resposta após uma pesquisada (para alguns seria colar …) do que ficar na dúvida aguardando a “resposta certa”.
A ideia é que coloquemos alguns dos conceitos aqui aprendidos em prática, mas acima de tudo: que consigamos transferir o que aqui é lido para o lado real de nossas finanças, de nossas vidas.
Vamos ao segundo exercício ?
#2 – Zezinho é o cara dos daytrades, faz mil e uma operações, sempre usando suas análises para tomar as melhores decisões. Só entra quando tem a sinalização e usa o stop sempre que necessário. Suas operações envolvem ações e opções, e podem ser tanto na ponta de venda (ganha quando as cotações caem) quando na de compra (ganha quando as cotações sobem). Só que o cara é uma máquina, são tantas operações que o controle do resultado obtido por ele acabou ficando para trás … Será que conseguimos dar uma mãozinha na “contabilidade” do Zezinho ?
Preparados ? A série de resultados foi:
Começou bem, teve um lucro de 2% em sua primeira operação, em seguida conseguiu escapar de uma reversão e faturou mais 3% de lucro. Mas nem tudo são flores … chegou a primeira perda, de 1%. A maré parece estar virando para o nosso querido Zezinho, mais uma perda de 4% pela frente … Um pouco de estudo e voltando ao mercado ele obtém uma série de três trades vencedores, lucro de 2%, lucro de 4% e lucro de 1%. Com tantos acertos ele acha que é hora de se aventurar no mercado de opções, 10% de lucro logo de cara ! Mas … na empolgação acaba trocando o pé pelas mãos e tem uma perda de 20% !! Estuda daqui, estuda dali e a perda é recuperada em seguida, os mesmos 20%, só que agora de lucro ! Zezinho resolve pegar leve e volta às ações, com dois trades vencedores, o primeiro de 1% e o segundo de 2%. Mas para fechar, com chave de ouro, ele acha que deve tentar mais uma vez o mercado de opções, e perde 10% … Ok Ok Ok … é hora de fechar o homebroker e só voltar ao mercado no pregão de amanhã.
Pessoal, façamos de conta que essa série de resultados é possível (já pensou que volatilidade seria necessária para fazer tudo isso no mesmo dia ? hehehe) e desconsiderando os custos com corretagem, emolumentos e imposto de renda, me diga: qual foi o resultado final deste dia de tantas emoções ? O capital inicial do Zezinho era de R$1.000,00. (assumindo que ele conseguiu colocar sempre 100% do dinheiro em cada uma das operações, portanto a rentabilidade – e as perdas – ocorriam sempre sobre o bolo total)
Coloque sua resposta nos comentários do post. 😉