Clube do Pai Rico

Proponho um exercício ! #7

E cá estamos, mais uma vez, na tentativa de ajudar o Zé a enfrentar as dificuldades encontradas em seu dia a dia. Acredito que a situação apresentada hoje seja mais comum do que parece … Algo que muitos pensam, mas que acabam “ignorando”, outros provavelmente levam até as últimas consequências, mas que certamente é uma situação que tem o prazer de colocar uma pulga atrás da orelha de muita gente.

#7 – O Zé fez a lição de casa, tomou a decisão de iniciar seus investimentos em bolsa em 2007, no início do ano, leu diversos livros, participou de cursos e palestras, conversou com outros investidores mais experientes, foi juntando uma graninha enquanto ia aprendendo, e finalmente em 2008 deu o primeiro passo.

A escolha do Zé foi pela escola grafista. Ele decidiu que tentaria realizar “diversos” trades, de curta duração (alguns dias), sempre que os gráficos sinalizassem algo. Ele adotou algumas ferramentas, alguns indicadores (que foi testando durante o ano de aprendizado), e se pôs a operar. O primeiro aporte foi feito em janeiro de 2008 com o dinheiro que acumulou durante 2007, e a cada mês foi acrescentando um pouco mais ao bolo.

Só que agora estamos em 2013 … e olhando para trás, vendo o seu retrospecto, alguma coisa incomoda o nosso amigo. Ele faz o levantamento de seus resultados e vê que obteve uma média anual de 5% de aumento patrimonial por causa dos lucros da bolsa.

Fica meio decepcionado com o que constata … sempre ouviu mundos e fundos sobre a bolsa, sobre as promessas de lucro fácil, fácil e alto, e conseguiu um resultado … “pífio”, que perdia até mesmo da renda fixa. (mesmo com ela caindo a níveis historicamente baixos)

“5% ao ano de lucro … Será que devo continuar ? Se tivesse ficado com o dinheiro aplicado na renda fixa teria ganho mais do que isso, mais e sem me incomodar, sem me preocupar com o dia de amanhã …”, pensa o Zé.

Até que chega a hora da pergunta: O que fazer ? Manter a estratégia de investir em bolsa ou partir para a renda fixa ?

Agora é com vocês. Deixe sua resposta/contribuição nos comentários. 🙂