Qual a lição a ser tirada do caso Goldman Sachs
Antes de qualquer coisa … vou apenas comentar o que saiu na mídia, ok ? Não estou dizendo que o que ele falou é real ou não. Mas … que infelizmente acontece, acontece.
Você deve ter visto alguma notícia que falava sobre o caso de Greg Smith, que trabalhou durante 12 anos na corretora Goldman Sachs, que foi diretor-executivo da mesma, sobre como a empresa empurrava aos seus clientes produtos que precisavam ser desovados. Sejam ações de empresas que precisavam (por não prestarem) sair da carteira da corretora, ou negócios que pudessem trazer o maior nível de lucro possível para a corretora, ou então empurrar produtos de investimento que não tem “qualquer” liquidez e que sejam as mais bizarras possíveis. O que importava era tirar a bomba do colo da corretora, passando para quem quer que fosse; e garantir o maior lucro possível, não importando o resultado que isso fosse gerar ao cliente.
Pois bem … me diga: o que você me “ouve” falar a cada 5 minutos ? “Aprenda a operar por si próprio!”, “Tenha a consciência de que você precisa conhecer o que existe – por mais básica que seja sua noção – para saber se vale a pena ou não para o seu perfil”, ou ainda “Não dê ouvidos às dicas de sua corretora, você não sabe qual é a real intenção dela ao passar esse ‘conselho’ para você …”
BINGO !
Como já deve imaginar o mal estar criado por este rolo está sendo gigante lá nos EUA. Óbvio que a corretora nega tudo (e mais um pouco) do que Greg está dizendo … Mas o problema já está criado.
Você pensa que é exclusividade da Goldman Sachs ?
Ai é que você se engana meu amigo … Infelizmente atitudes deste tipo podem ser consideradas até mesmo como “comuns” no mercado financeiro Mundial. 😯
É um tal de cada um por si e o resto que se exploda que chega a assustar. Muitos argumentam que isso é da natureza do mercado, pois em teoria é desta forma que o mercado funciona, uns comprando o que os outros vendem, sempre tentando comprar barato para vender caro. Mas … =/
O “legal” é que Greg Smith jogou a *#**@ no ventilador exatamente no seu último dia de trabalho, publicando um artigo no New York Times, só. Imagina a abrangência deste artigo ? Imagina a quantidade de pessoas que foram impactadas pelo o que foi dito ?
Portanto, repetirei mais uma vez: aprenda a operar baseando-se apenas em suas análises, tome suas próprias decisões de investimento, fuja das “dicas preciosas” de quem quer que seja, desconfie – exagerando … – até mesmo de sua sombra. 🙂
E você, tem alguma história (que possa ser compartilhada, é claro, hehehe) que aborde este tema ?