Clube do Pai Rico

Quando a coisa aperta, onde da para cortar ? (III)

Já falamos sobre economizar com as taxas bancárias e com as tarifas de energia e de telefonia. Sobre o que falaremos hoje ? Que tal como economizar com os meios de transporte ? 😉

O vilão das grandes cidades nos últimos anos, ainda mais após o forte incentivo governamental (tirando diversos impostos) para fomentar o mercado automobilístico, os meios de transporte também fazem seu papel “sujo” no bolso de muitos brasileiros … fazendo-os gastar muito além do que podiam, ou melhor: do que deviam.

O problema que a compra de um carro traz, para quem não imagina o rombo que ele pode fazer em seu orçamento, é tão grande … tão grande … que fico me pensando o que há por traz de toda essa campanha … A maioria pensa apenas na parcela mensal do financiamento (consideram como se o valor que ganham hoje fosse isento de risco, que não existe mais a possibilidade de perda do emprego ou de um imprevisto em seus orçamentos), deixando de lado os gastos com: combustível, manutenção, seguro, IPVA, estacionamento, etc etc etc … E acredite, estas taxas juntas, em alguns casos, podem ser equivalentes – se não forem superiores ! – ao valor gasto na parcela mensal do financiamento …

Mas a ideia de hoje é falarmos sobre como economizar neste quesito. Como encontrar formas de economia quando precisamos nos locomover ?

Já pensou em ir a pé ?

Acredite: em muitas situações você poderia ir em determinados lugares a pé … mas vai como ? De carro … Locais que ficam a 5-10 minutos de distância, mas que muitos insistem em ir de carro, ou de táxi. Há a real necessidade disso ? Você não pode dar uma caminhada leve, queimar umas gordurinhas (que pelo o que vi no post onde falávamos sobre alimentação é a preocupação de muitos) e ainda economizar com o combustível + estacionamento, ou com o táxi ?

Certo, existem situações e situações. Você não precisa ir na chuva, ou com o sol fritando ovo no asfalto, nestas ocasiões pode sim pegar algum meio de transporte, mas convenhamos … as justificativas sempre surgem, é a chuva, é o sol, é o vento, é a pressa (sendo que muitas vezes a ida de carro demora mais do que a pé por causa do trânsito …), é a segurança, etc, etc, etc. Somos mestres na hora de encontrar uma justificativa para nossas atitudes. Comece a se policiar, verá que pode fazer estes trajetos, a pé, em – ao menos – 90% das vezes !

Transporte público

Sim … eu sei que o transporte público no Brasil, como um todo, é uma verdadeira vergonha. (e torço para que os gringos que vêm para a Copa não precisem fazer uso dele … ou será que torço para que usem ? Para ver a dificuldade que passamos no dia a dia … ?) Mas em certos momentos eles nos atendem “perfeitamente”, não ?

Como no exemplo anterior, um trajeto mais curto (mas que não possa ser feito a pé … claro, hehehe) pode ser feito de táxi, não pode ? Se for um pouco mais longo quem sabe não possa até mesmo ser feito de ônibus ou de metrô ? Quando vou para cidades maiores costumo priorizar o metrô (São Paulo e Nova York, por exemplo), são muito mais em conta e levam “a todos os cantos”. (ok … ok … em SP não é bemmmm assim …)

Até mesmo o uso do ônibus é possível ! Aqui em Floripa eu costumo usá-los volta e meia. Claro, no horário de pico é mais complicado … mas se não for entre às 8h e às 18h, é perfeitamente possível e tranquilo. E olha que estou falando dos ônibus normais, se for o serviço de ônibus executivo, a coias muda da água para o vinho. 😉

O que era bom fica ainda melhor ! 😀

Carro próprio

Mas já sei … você não quer abrir mão da comodidade que um carro traz. Afinal de contas você já trabalha tanto … se esforça, “precisa” se beneficiar de alguma forma … não é mesmo ? (engraçado é que lá fora eles também se esforçam bastante e costumam usar as formas de transporte que citei … deixando o carro mais para final de semana) Então, de que forma poderíamos economizar com nossos carros ?

Antes de mais nada … quantos carros você tem em casa ? 2 ? Um para o homem e outro para a mulher? Já parou para pensar se existe a real necessidade disso ? Será que o gasto extra já não começa ai ? Fiz um post há 2 anos falando sobre o assunto, já o leu ? Pense: você precisa, MESMO, de um 2º carro ?

Muitos poderão se surpreender ao ver que ter somente um carro em casa é suficiente para atender a 99% de nossas demandas. Como fazer no caso desse 1% surgir ? Táxi … ônibus … metrô … carona … 😉

E o post de hoje vai ficando por aqui. Oi ? Como ? Ah, você quer dicas de como economizar com o uso do carro propriamente dito ? Poxa … eu querendo fazer com que você pense de forma diferente … Que enxergue um outro lado da moeda … Mas tudo bem, lhe entendo. Algumas dicas simples que podem lhe ajudar a economizar:

– Mantenha os pneus calibrados (andar com eles vazios fará com que gaste mais combustível, andar com eles muito cheios trará problemas para a suspensão, por isso respeite a sugestão do fabricante do carro)

– Faça manutenção constante (com tudo em dia o carro anda mais redondinho, e com isso ele consome menos)

– Não corra (além de ser mais seguro, andar em baixa velocidade – não é para andar feito uma tartaruga, ok ? – faz com que você gaste menos combustível para percorrer a mesma distância)

– Fuja do câmbio automático (essa comodidade – que não abro mão nem que a vaca tussa ! – faz com que o carro consuma um pouco mais do que o mesmo carro com câmbio manual)

– Tente (ao menos tente !) não andar nos horários de pico. Com o trânsito parado você gastará muito mais do que com ele fluindo …

E você …

… o que faz para economizar nesta área ?