Clube do Pai Rico

Quanto custa o seu imóvel ?

Existe uma linha de pensamento, que já vi em muitos textos e livros, que diz:

– “Você deveria fazer com suas ações o mesmo que faz com o seu imóvel. Você não fica olhando a cotação dele de 5 em 5 minutos.”

Ok, é uma ideia válida, afinal são tantas estratégias, tantas ferramentas, tantas possibilidades, que até mesmo dizer para a pessoa não acompanhar as cotações diariamente/minuto a minuto/constantemente pode ser considerado como certo. Dizem que é este acompanhamento imediatista que acaba provocando as fortes oscilações que vemos de tempos em tempos no mercado. Mas … será que não olhamos a cotação, o valor, do nosso imóvel a cada 5 minutos ?

Óbvio que não ! Mas isso só não acontece por não existir uma ferramenta que apresente uma cotação atualizada com uma frequência tão grande. Duvida ? Vamos lá …

Você está no seu condomínio, aproveitando a piscina, junto com outros moradores do prédio, quando de repente o vizinho do 304 fala: “Viram que o 102 foi vendido ?”. Imediatamente um ou dois integrantes da conversa pergunta: “Por quanto ?“. Pronto, o sistema de cotações foi ativado e você espera que o valor da última negociação apareça na tela.

Estou mentindo ? Nada mais lógico do que alguém querer saber por quanto foi negociado o apartamento do vizinho, pois desta forma ele pode ter uma ideia de quanto vale o seu próprio. Vai me dizer que você nunca se interessou por isso ?

Olhemos a bolsa, o sistema de cotações não faz exatamente a mesma coisa ? Te apresenta o valor que negociaram, pela última vez, algo de sua propriedade ? Não é justamente o valor da última compra/venda ?

Então …

Não acompanhamos (ou ao menos não tentamos) a cotação diária/minuto a minuto/constantemente do valor de nossos imóveis somente por não existir uma forma de acompanhamento online. Só por isso ! Se você é mais velho, provavelmente se lembrará … Uma forma muito comum de saber o preço de uma ação era olhando na edição do jornal “Gazeta Mercantil”, ou ligando para a sua corretora. As pessoas olhavam poucas vezes para a cotação porque elas estavam pouco disponíveis … Só por isso ! Bastou surgir uma ferramenta que nos possibilitasse acompanhar de forma imediata as negociações para que o negócio mudasse.

Por isso lhe faço uma pergunta: se existisse uma forma de acompanhamento online do valor do seu imóvel, você também não se interessaria em acompanhar ? Lógico que sim ! Claro, não olharia com a mesma regularidade com que olha a cotação de uma ação, afinal a liquidez do imóvel é bem diferente da encontrada na bolsa, e isso ajudaria neste “controle”.

Olhar as cotações constantemente é normal, não tem nada errado nisso. Não é isso que fará você efetuar uma compra precipitada, uma venda no desespero. Quem gera estas reações é a falta de um planejamento adequado, é a falta de uma preparação psicológica em relação ao trade.

A coitada da cotação não tem culpa alguma nesta história. 🙂