Receita cria novo sistema e quer reduzir malha fina do IR em 70%
Receita cria novo sistema e quer reduzir malha fina do IR em 70%
da Folha Online, em BrasíliaA Receita Federal implantou um novo sistema de consulta de pendência e outras informações das declarações do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). O órgão estima que ele irá ajudar a reduzir o número de contribuintes na malha fina em 70%.
De acordo com o órgão, o objetivo é que o próprio contribuinte possa retificar informações para sair o mais rapidamente possível da malha fina.
Até o ano passado, já estava disponível um serviço para verificação de pendências, mas com menos detalhes. No ano passado, esse sistema ajudou a tirar da malha cerca de 500 mil contribuintes, 50% do total com problemas detectados pela Receita.
Para o IRPF de 2009, a Receita espera novamente que 1 milhão de contribuintes tenham declarações com problemas, mas que 70% deles possam regularizar a sua situação a partir do “Novo Extrato do IRPF” antes de cair na malha (na virada do ano).
Novo sistema
Para acessar o novo extrato, será preciso gerar uma senha no site da Receita. Para ter a senha, é preciso informar o número do recibo das declarações dos últimos dois anos (2008 e 2009). Será possível visualizar as informações separadas por declaração, de 2004 a 2009.
O novo extrato vai comparar, por exemplo, a informação prestada pelo contribuinte com os valores informados pela empresa onde trabalha, caso haja divergências. Também há orientações sobre como fazer a retificação, caso o problema seja com o contribuinte.
O mesmo vale para informações sobre deduções médicas, omissão de rendimento de aluguéis e outras pendências.
O novo sistema já está disponível na internet. A partir de julho, será acrescentado também outro recurso, que permite a impressão do documento de arrecadação (Darf) para pagamento do imposto devido.