Retornos anuais e a Regra do 72
Não é segredo para ninguém a forma com que venho operando na Bolsa de Valores, uma carteira visando o longo prazo porém focando na rentabilização mensal da mesma. Seria +- como alguém que usa parte do que ganha para comprar ações todos os meses, só que o que ganho vem da própria bolsa. Estou montando uma carteira de ações na expectativa de crescimento dela e ao mesmo tempo vou operando, fazendo meus trades, na tentativa de fazer a posição crescer.
No ano passado obtive um retorno de 60%, sendo que comprei PETR4 o ano inteiro e a desvalorização dela pesou bastante para o resultado final da carteira, se levasse em conta somente os trades em si teria pouco mais de 80% de retorno. Como o papel só fez cair o rendimento ficou um pouco menor …
Mas sobre o que quero falar especificamente, não era sobre “Retornos anuais” ? Sim, é. Vamos lá.
Pensando no todo, de pouco em pouco
Uma coisa que costumo fazer muito é a projeção de como estará meu patrimônio ao final de mais um ano, puro chute, mas tenho que ao menos tentar fazer uma previsão – o mais dentro da realidade possível – do comportamento da carteira no ano corrente.
Como realizo um pequeno número de operações mensais, normalmente apenas uma operação, em pouquíssimos casos duas, consigo estabelecer uma meta mensal dos rendimentos desses trades. Como opero basicamente na venda das opções – cobertas – sei qual o rendimento “máximo” que a operação me proporcionará. Claro que existem alguns obstáculos no meio do caminho, nem sempre as coisas ocorrem exatamente como previsto, mas o script vem sendo seguido muito bem, obrigado. 😉
Tenho como alvo, como objetivo mensal, um retorno que fique entre 4% e 6%, sempre tentando me aproximar do teto. Não adianta nada eu dizer que tenho como alvo o maior rendimento possível, 20%, 30% mensais … isso não existe … para obter os 6% já dá muito trabalho e o risco envolvido não é pouco … Prefiro ter um intervalo já determinado e “real”. (tá … sonho alto … mas venho conseguindo, hehehe)
Já que “sei” o quanto irei ganhar a cada mês, tenho como fazer uma projeção de quanto ganharei no ano. E volta e meia faço as contas, usando a média de retornos atual, para saber como terminarei o ano. Como já disse, puro chute, pois num piscar de olhos tudo pode mudar, drasticamente, tanto para mais quanto para menos … mas ter uma ideia de como se comportará a carteira é interessante.
Juros compostos e a Regra 72
Acredito que a maioria de vocês já conheça a “Regra 72“, apresentada em praticamente todos os livros da série Pai Rico e em muitos outros voltados ao mundo das finanças. É uma regra simples, que ajuda muito na hora de fazer as projeções.
Graças à mágica dos juros compostos não precisamos atingir 100% de rendimento “picado” para conseguirmos dobrar nosso capital. Para dobra-lo precisamos apenas somar 72. Por exemplo, quanto tempo precisará uma pessoa que consegue obter um rendimento mensal de 2% ? 36 meses, ou 3 anos. Se não usássemos os juros compostos precisaríamos de 50 meses, mais de 4 anos …
Portanto já tenho em mente o seguinte: Se eu conseguir obter o rendimento máximo – proposto anteriormente – em meus trades conseguirei dobrar meu capital anualmente. É coisa de doido, sei disso, mas é só um exemplo. 😉
Com 6% ao mês precisarei de 12 meses para acumular 72.
Mas e se a média não for essa ? Precisarei fazer as contas para saber … não não, já fiz uma tabelinha para me ajudar na visualização. 😉
Não custa nada lembrar que é uma tabela aproximada e serve somente para facilitar a projeção … sem precisar fazer contas, ok ?
6,0% ao mês – 100% ao ano
5,5% ao mês – 90% ao ano
5,0% ao mês – 80% ao ano
4,5% ao mês – 70% ao ano
4,0% ao mês – 60% ao ano
3,5% ao mês – 50% ao ano
3,0% ao mês – 40% ao ano
2,5% ao mês – 35% ao ano
2,0% ao mês – 25% ao ano
1,5% ao mês – 20% ao ano
1,0% ao mês – 12% ao ano
São coisas simples assim que me facilitam a vida, ao menos em relação a parte matemática da coisa, para “enxergar” de bate pronto. Mas acima de tudo, serve como fonte de força e incentivo para me aproximar ao máximo do topo da meta. 😉
E você, costuma ficar fazendo esse tipo de projeção de seus investimentos ?