Clube do Pai Rico

Sai do Tesouro IPCA e agora não sei para onde ir !!

Pergunta:

Zé, boa tarde.
Parabéns pelo seu trabalho no clube. Já acesso o site há bastante tempo, mas é a primeira vez que lhe escrevo, apesar de já ter participado de vários sorteios de livro, mas sem sucesso kkkkk.

Vamos lá.
Há exatos 2 anos comprei tesouro 2035 variando entre IPCA+7,75% até IPCA+7,00%. Hoje eu estava com rendimento por volta de 70% e resolvi liquidar minha posição uma vez que as quedas nas taxas chegaram ao fim (ou estão próximas disso).

A questão é que quero voltar para o tesouro (não por agora, claro…) quando a taxa voltar a ser atrativa novamente, pensando novamente nos ganhos com ágio futuramente.
O problema é que não encontro um investimento em renda fixa agora para \”engordar\” um pouco o valor que resgatei do tesouro que me de uma liquidez para uma eventual saída e não sofra de ágio ou deságio.

Pesquisei vários debentures, CRIs… e todos eles sofrem com ágio e deságio devido à venda no mercado secundário, exatamente como ocorre nas vendas antecipadas no tesouro.
Na corretora estão me oferecendo fundos vinculados ao CDI, mas estou querendo evitar qualquer coisa atrelado à SELIC/CDI pois esta vai se manter fixa e a subida do IPCA vai reduzindo gradualmente o rendimento real do montante, até que a SELIC engate uma nova subida.

Você tem alguma sugestão? ou fui muito confuso kkkk

Abraço

Resposta:

Bom dia,

Muito obrigado !! Quanto mais vocês participam do que acontece aqui, melhor é para entregar o conteúdo que vocês precisam. Por isso … reforço o convite que sempre faço: envie suas dúvidas e questionamentos !! Desta forma nos conhecemos melhor e eu fico sabendo como ajudá-los da melhor forma. 😉

Esse é um tipo de dúvida bem comum para quem investe em renda variável (como o investimento em Bolsa, por exemplo), mas confesso que ainda não me habituei a ver o questionamento surgindo de quem investe em renda fixa. 😀

Eu sei … Eu sei … O Tesouro Direto permite que as pessoas possam “operar” na renda fixa, na busca de oportunidades de curto/médio prazo que venham a apresentar resultados muito superiores ao da Bolsa, por exemplo. Já falei sobre isso em outro momento, lembra ? Se não, foi no post “Tesouro Direto rendeu mais de 50% em 2016 ! Ações ? Tô fora !!“.

Longe de mim julgar quem faz isso, mas é algo que eu ainda não estou acostumado. 🙂

Um dos motivos é que os eventos que geram distorções tão graves quanto as que vimos nos últimos anos normalmente levam anos para acontecer. Então seria algo tão … “raro”, que seria difícil (ao menos pra mim) ficar aguardando por elas.

Neste momento cabe um PARABÉNS !, reforçado e com letras maiúsculas. Afinal de contas, 70% em dois anos é um retorno sensacional !! 😀

Mas vamos à tua dúvida ? Onde colocar o dinheiro obtido nesta operação enquanto se aguarda por uma nova operação …

Voltando a fazer analogia com a Bolsa, eu costumo deixar meu dinheiro em CDBs que apresentem rendimento próximo a 100% do CDI. Eu gosto mais deles porque posso usá-los em minha estratégia de investimento. O CDB me dá mais liberdade (se for com liquidez diária !) do que um título do Tesouro.

No teu caso, eu não consigo pensar em uma alternativa muito diferente dessa. CDB ou Tesouro SELIC, essas seriam as minhas alternativas de escolha. Eu sei que você falou que não gostaria de nada atrelado ao CDI/SELIC, mas na situação exposta, me parece ser a única alternativa.

Por quê ? Pois é a “única” alternativa oras … 😉

Você não gostaria de colocar a grana em um título atrelado ao IPCA ou um Prefixado, pois quer esperar uma “engorda” deles. Correto ? Então ambos estão descartados …

Eles (CDB e Tesouro SELIC) seriam os únicos tipos de investimento que te ofereceriam um retorno garantido, por mais que exista o risco de não serem “reais”. Sim, o que você falou é verdade … A inflação pode vir antes do que um reajuste na SELIC (um “pode” com cara de que “vai”) e isso diminuirá o teu rendimento. Mas se você for para qualquer investimento que te proteja dela, vai obter um rendimento negativo quando ela vier a subir …

É aquele tipo de escolha onde não existe como nos protegermos de todas as adversidades, não existe como aproveitarmos todas as oportunidades. Você abre mão de uma coisa para obter outra, ou se protege de uma coisa para obter algo. Tudo junto, com a expectativa de alta do índice … não existe.

Portanto, o que eu faria na tua situação seria isso: colocaria a grana em um CDB que entregue algo próximo a 100% do CDI, ou em um Tesouro SELIC. 🙂

Ao menos para a grana não ficar parada enquanto você aguarda a engorda dos outros títulos … (que torço venha a ser algo muito, mas muito distante, hehehe) 😉

Espero que tenha te ajudado ! 😀

Abraços !