Sell in may and go away ! (v.2020)
Sim !! O já tradicional post anual do Clube do Pai Rico está de volta ! Mais um ano se passou e é chegada a hora de iniciarmos o acompanhamento do “sell in may and go away” de 2020 !
Estamos acompanhando desde o ano 2.000, e neste período o desempenho da Bovespa se resume em: 8 quedas, 7 altas e 5 anos de estabilidade. Em 2019 tivemos uma alta de 11,28% !
2019 foi um ano onde a alta dominou o cenário. Por completo ! Para você ter uma ideia, no ano passado, o maior “período” de quedas que tivemos, fez com que o Ibovespa caísse apenas -10% ! Um dos menores números de toda uma série. (se não, o menor …)
Mas … e 2020, como será ?
Qual será o nosso ponto de referência em 2020 ?
80.506 ! Esse foi o ponto onde fechamos o mês de abril. É aqui que começamos a observar o comportamento do Ibovespa, para ver se em 2020 emplaca, ou não, uma nova queda.
“Ah Zé, é impossível que isso ocorra … Olha o tombo que tivemos em fevereiro e março !”
Olha … Se tem uma coisa que eu aprendi nestes 20 anos de mercado, é que ele faz o que ele (literalmente) quer. Não importa o que achemos que ele vá fazer … O que queremos que ele faça. Ele é quem escolhe o caminho. 😉
O fechamento do mês de abril foi estranho …
Estamos num movimento de recuperação das quedas. Fazendo topos e fundos mais altos. Tudo conforme o script. Mas o fechamento de abril foi … estranho. Um engolfo, que pode trazer quedas para o índice.
Mas, como eu disse: com topos e fundos mais altos. Enquanto estivermos acima dos 72 mil pontos, é apenas um movimento de correção dentro do movimento de recuperação. 😉
No gráfico semanal, vimos que a média de 200 períodos está trabalhando para segurar o avanço do índice.
Será ?
De olhooooooo
Fiquemos atentos nos 72.000 ! Pois é ele quem pode mudar o atual cenário de recuperação …
Não conseguiu entender direito o que foi dito aqui no post ? Indico que você leia o nosso e-book “Como o Zé ganha na Bolsa“. Solicite o seu, é de graça !!! 😀