Clube do Pai Rico

Taxa de juros a 12,75% … E agora ?

é tetra !!

Como você já sabe, o COPOM aumentou nossa taxa básica de juros (a SELIC) para 12,75% ao ano. Um aumento de 0,5pp (ou você é dos que ainda falam que houve um aumento de 0,5% ? Existe uma grande diferença … Sabia ?) … O que nos leva à maior taxa dos últimos 6 anos … O que nos devolve a liderança na tabela mais rentável do mundo: somos o país que tem a maior taxa de juros real do planeta !! Pode comemorar !! É do Brasilllll !!!

Tá … você não pode comemorar tanto assim. Afinal, graças a essa dádiva dos ninjas, um dos motivos para sermos tão lentos (em termos de crescimento, criação de empregos, aumento no consumo/demanda, etc etc etc) é justamente a taxa tão elevada. Só quem já precisou buscar financiamento (seja para um negócio, para uma compra de imóvel/automóvel, ou para tapar um buraco no orçamento) sabe.

Mas ele acaba tendo um lado “bom”. Sim, “bom” com aspas. O dinheiro que você aplica em investimentos de renda fixa crescem como lugar nenhum no mundo. Somente no Brasil vemos o patrimônio se multiplicar da forma que se multiplica. Pense o seguinte … Em muitos países eles precisam de um ano inteiro de rentabilidade para ganhar o que você ganha por mês …

Você já parou para reanalisar seus planos com a nova configuração presente ?

Renda Fixa vs Poupança

A poupança nunca foi um “investimento” propriamente dito. Ela é ótima para você acumular capital, aos poucos, sem precisar deixar parado em sua conta corrente. Não tem limite mínimo de aplicação, não tem a incidência do Imposto de Renda … Mas rende apenas pouco mais de 6% ao ano. (agora está mais para os 7% do que para os 6%, por causa da TR)

Com a taxa de juros antiga, de 12,25% ao ano, algumas continhas eram necessárias. Aplicações visando o curto prazo (poucos meses) eram mais vantajosas de serem feitas na poupança, por causa da tabela do IR para renda fixa. Já agora …

Para você ter uma ideia, qualquer fundo de renda fixa que cobre até 2% ao ano (que é um valor considerado “alto”) rende mais do que a poupança, não importando o tempo da aplicação. Com 2,5%, somente uma aplicação com tempo inferior a seis meses em renda fixa perde da poupança.

Não preciso nem dizer que CDBs, LCIs e LCAs, são ainda melhores se comparados com a poupança, correto ? Afinal de contas não têm a incidência da taxa de administração …

É, os tempos são outros. Dólar nos R$3,00 … Inflação muito acima do teto da meta … Mas aos poucos aquele sonho do retorno mensal de 1% parece estar mais próximo. 😉

Mas … sinceramente ? Com a disparada da inflação, não sei quão bom isso realmente é … 🙁

Para complementar esta leitura deixo a indicação de 2 posts:

O peso da inflação sobre os investimentos
0,8% de rendimento real mensal é uma meta factível ?