Clube do Pai Rico

“Tenho 2 financiamentos, devo quitá-los antes de entrar num terceiro ?”

Pergunta:

Tenho 2 financiamentos (carro e apto) e estou pensando em comprar uma nova residência. Acha melhor eu quitar os financiamentos antes para depois iniciar a obra?

Resposta:

Bom dia Ibisem,

A única pessoa que pode responder esta pergunta com 100% de certeza é você, pois somente você conhece os detalhes do seu orçamento. 😉

Mas vamos ficar somente no lado dos custos VS rendimentos ? Desta forma eu posso lhe dar uma ajuda. 😀

Por exemplo: qual é a justificativa para que você mantenha um financiamento “vivo”, se existe o dinheiro para quitá-lo “em caixa” ? Se este dinheiro que está com você rende mais do que o custo do financiamento. Algo do tipo: “Se você ganha mais em suas aplicações, do que paga pelo financiamento, mantenha o dinheiro aplicado. Se não, quite o financiamento.”

A decisão por se quitar antecipadamente, ou não, um financiamento, deve ser feita levando-se em consideração essa questão: ganho mais deixando o dinheiro aplicado, ou quitando. Por mais que você se descapitalize por antecipar o pagamento dele, no médio/longo prazo você verá que tomou a decisão acertada. (caso seja justificável a antecipação …)

Muita gente prefere continuar pagando o financiamento, normalmente, até o fim. Por mais que esteja perdendo dinheiro com isso. Manter o dinheiro no banco, rendendo menos do que o custo do financiamento, lhes dá segurança. Uma falsa segurança por sinal. Você tem o dinheiro na conta, porém com o passar do tempo os juros fazem o serviço e com o passar dos anos ele “some”. Se não sumiu, é porque você pode repor o que foi gasto. 😉

O meu conselho é: veja se é justificável manter os dois financiamentos, desta forma que apresentei. Se for, e o seu orçamento lhe permitir entrar nesta nova obra, não vejo motivos para quitar antes da hora.

Mas lembre-se: os bancos consideram como “saudável” um orçamento onde menos de 30% dele seja direcionado ao pagamento das parcelas dos empréstimos/financiamentos. Usar esse valor como limite é um bom ponto de partida para saber se você pode partir para esta nova empreitada. (pode até ser que o próprio banco não te permita entrar nesta empreitada, antes de quitar os anteriores – se a ideia for financiá-lo também)

Tome cuidado para não dar um passo maior do que a sua perna. Ela pode acabar se quebrando e isso geraria uma enorme dor de cabeça … 🙁

Espero ter lhe ajudado ! 🙂

Abraços !