TOP-TOP ||| As marcas mais valiosas
E muita gente não dá nem um ovo por ela …
Petrobras lidera ranking de marcas mais valiosas da América Latina
São Paulo, 09 – A Petrobras lidera o ranking de 2011 das marcas mais valiosas da América Latina do site especializado BrandZ. A marca Petrobras está avaliada em US$ 13,421 bilhões no ranking, um aumento de 39% em relação ao valor da marca no ranking de 2010. Em segundo lugar está a companhia de telefonia móvel do México Telcel, cuja marca foi avaliada em US$ 11,558 bilhões no ranking. O ranking de 2010 era encabeçado pela marca Telcel, seguida pela Petrobrás.
No ranking das oito marcas mais valiosas da América Latina estão ainda outras cinco empresas brasileiras: Itaú (3ª), Bradesco (4ª), Natura (6ª), Skol (7ª) e Brahma (8ª). As três últimas entraram no ranking em 2011 pela primeira vez e exibindo a nota máxima 5 no quesito “contribuição da marca”, que significa que uma grande parte de seu valor como marca está baseado na solidez da ligação entre a marca e os consumidores.
O site BrandZ observa que a nota 5 não é comum em outras categorias de marca além das marcas de luxo e classifica o caso brasileiro como um “fenômeno”. A nota para a “contribuição de marca” da Petrobras é 1.
O valor da marca Natura é de US$ 4,612 bilhões, pelo ranking da BrandZ, enquanto as marcas Skol e Brahma estão avaliadas em US$ 4,579 bilhões e US$ 1,996 bilhão, respectivamente. A marca Itaú está avaliada em US$ 9,6 bilhões e a marca Bradesco em US$ 8,6 bilhões.
A China Mobile lidera o ranking das marcas mais valiosas da Ásia, com sua marca avaliada em US$ 57,326 bilhões. No ranking geral, a Apple ultrapassou o Google como marca mais valiosa do mundo. O valor da marca Apple cresceu 84% no ano passado, para US$ 153,3 bilhões, enquanto o do Google encolheu 2%, para US$ 111,498 bilhões.
Que tal dar uma olhadinha numa lista um pouco mais completa ?
Duas coisas interessantes: como a IBM ainda tem força, hein ? 😯
E outra … a Petro é a mais valiosa da América Latina … mas não aparece entre as TOP 50 ! 😯