Trânsito caótico em todo o país …
Que o trânsito em todo o país está mais parado do que andando não é novidade para ninguém … A coisa piorou – de forma completamente descontrolada – depois do aumento (sem precedentes) da frota de carros …
Muito se reclama … muito se fala … muito se pede … Mas fazer alguma coisa que é bom, poucos fazem. O que mais vemos ao andar por nossas ruas são carros onde vemos a presença de uma única pessoa no interior do veículo: o motorista. A comodidade e a facilidade de ir e vir quando bem entender falam mais alto do que qualquer outro argumento mais … coletivo.
Faça uma experiência. “Perca” alguns minutos de seu dia e observe os carros que passam por você em qualquer rua de sua cidade e veja qual a proporção deles têm alguém além do motorista. (só cuide para não se assustar com o resultado …)
Como disse, muito se fala … e pouco se faz. Quer ver um exemplo ? O que você faz para melhorar a questão do tráfego em sua cidade ? Usa o serviço de transporte coletivo ? Vai a pé para o serviço ? (conheço gente que mora a menos de 1km do serviço e que vai trabalhar de carro, e não é uma única pessoa não …) Combina horários em sua casa para que o carro permita não ir vazio ? Faz algum tipo de programa “carona amiga” ? Resumindo … além de reclamar, o que você tem feito para diminuir a quantidade de carros nas ruas ?
Começarei por mim. Eu vou a pé. 🙂
Moro a pouco mais de 5 minutos – a pé – do meu escritório, portanto nada mais natural do que ir andando. (mas como disse, tem gente que mora tão próximo quanto eu e que vai de carro …)
Quando morava mais afastado – e ainda era solteiro -, na praia, usava o sistema de transporte coletivo executivo que existe aqui em Floripa, os amarelinhos. Demoravam mais que se eu fosse de carro (o dobro do tempo para ser mais exato …),mas aproveitava justamente isso para botar a leitura em dia. 😉
Já casado, vinhamos juntos de carro (pois minha esposa precisava do carro para visitar seus pacientes), mesmo que nossos horários não combinassem muito. (ela começa a trabalhar 1h mais tarde) Essa diferença de horários é a justificativa usada por 11 em cada 10 pessoas que dirigem sozinhas …
Bom … e você ?
Ps: não entendeu a relação deste post com o tema Educação Financeira ? Pense então na economia (ou não) que você tem ao adotar meios de se locomover mais voltados à coletividade.