Trate o cliente como ele merece !
Fugindo um pouco do tema principal do site, mas nem tanto, gostaria de relatar uma experiência que passei na semana passada. Na verdade começou um pouco antes disso, mas terminou no sábado passado.
Era cliente TIM desde 2000, sempre com conta pós, portanto um cliente “especial” (tendo em vista que a grande maioria é de pré). Neste período tive apenas 3 aparelhos celulares comprado com eles, todos modelos simples, aproveitando o bônus dado pela operadora, mas sempre completando o valor, pois o bônus era pequeno.
Pois bem, o último aparelho que “peguei” com a TIM foi pego em 2004, portanto faziam 5 anos que não usava o crédito para troca de aparelho. (Imaginam como devia estar o aparelho ? Portanto estava na hora de troca-lo)
Entrei em contato com a TIM para ver qual o valor que tinha acumulado nestes 5 anos, imaginei que teria um bom valor, afinal tinha uma conta que pagava mais de R$ 160 mensais. E você sabe de quanto era meu crédito para troca de aparelho ? R$ 175 ! Sim, cinco anos sem trocar aparelho, uma conta que tinha mensalidade superior a R$ 160 me gerou “incríveis” R$ 175 de crédito. Legal não ?
Fiquei “bem feliz” e fui em outras operadoras para ver quais as vantagens oferecidas. Fui em todas: VIVO, Claro, Oi … As que fizeram as melhores ofertas foram VIVO e Claro, mas a melhor foi a VIVO, oferecia o melhor desconto na compra do aparelho e também o melhor custo/benefício no plano.
Entrei em contato, novamente, com a TIM, solicitando um maior desconto para a compra do aparelho. Falaram que não podiam fazer nada. Argumentei que era cliente desde 2000, não podiam fazer nada. Falei que meu último aparelho fora comprado a pelo menos 5 anos, portanto faziam 5 anos que não usava o bônus, não podiam fazer nada. Como última tentativa falei:
Perfeito, então estou indo para a concorrência, pois lá me ofereceram tais e tais vantagens.
E o que foi que falaram ? Desculpe Sr. mas não podemos fazer nada.
Como vocês viram, eu queria ficar na TIM. Fiz de tudo para que isso acontecesse, porém não teve jeito. Ainda mais com a portabilidade, nem o número perderia …
Adeus TIM …
Fui na VIVO, preenchi o cadastro, me tornei cliente deles. Peguei meu novo aparelho – que falarei em outra oportunidade – e fui para casa. Dentro de 3 dias úteis a portabilidade seria concluida e eu não mais seria cliente da TIM. Até ai tudo certo, ok ?
Chego em casa, aproximadamente 3h depois de concluir minha mudança para a VIVO e quem liga ? Sim !!! A TIM !!!! E o que eles falaram ?
Sr., recebemos sua solicitação de portabilidade e gostaríamos de saber o que a TIM pode fazer para manter o Sr. como cliente.
Dá para acreditar nisso ? Depois de tudo o que foi feito para tentar permanecer na TIM eles me ligam para que eu cancele meu contrato com a VIVO e volte para a TIM !? Argumentaram que o cliente pode cancelar a portabilidade, e consequentemente o contrato com a outra operadora, em até 48h …
Qual foi minha resposta ?
Me desculpe, mas quando vocês deviam ter feito alguma coisa não fizeram, agora é tarde.
Hoje sou cliente VIVO (faz pouco tempo, eu sei) e estou muito satisfeito com o serviço prestado, com a cobertura deles, em especial à cobertura 3G.
De nada adianta sair correndo atrás do que perdeu. Isso que eles fizeram beira ao ridículo. Eu nunca iria cancelar um contrato desta forma ! Tiveram todas as chances do mundo para me manter como cliente, não precisaram ir atrás, eu estava atrás disso. Quando deviam ter feito não fizeram.
Trate seu cliente como ele merece. Se não o fizer, a concorrência irá toma-lo ! Não se esqueça disso. Isso serve para todas as áreas de prestação de serviço que têm concorrência real. Um cliente insatisfeito partirá em busca de um melhor serviço, não tenha dúvidas.