Usar títulos do Tesouro Direto para o colchão de segurança é válido ?
Hoje vi o assunto sendo apresentado 3 vezes, de formas diferentes, mas todas elas me levaram a escrever esse post. A dúvida principal era: Posso usar títulos do Tesouro Direto como parte integrante do meu Colchão de Segurança ?
Vendo que essa poderia ser uma dúvida mais geral achei por bem desenvolver um pouco melhor o tema. Vamos lá !
Tesouro Direto = Renda Variável
Sim, acredite se quiser, os títulos do Tesouro Direto, sinônimo de renda fixa e tranquilidade no investimento podem ser considerados como ativos de renda variável. Como ? Fácil !
Quando você compra um título, seja qual for NTN-C, NTN-B, NTN-F, LTN ou LFT, você escolhe a taxa de retorno e sua data de vencimento. Você está assegurado que receberá o capital investido + juros no dia do vencimento. (no caso das NTN receberá um fluxo semestral + o capital investido)
Perfeito, investimento de renda fixa sem igual. Sim, mas somente se você esperar até o dia do vencimento … se precisar do capital em algum outro momento antes dele o negócio é diferente. Se for resgatar o título antes de seu vencimento terá que se submeter aos caprichos do mercado, poderá receber um valor superior ao investido ou inferior a ele. (tá parecendo bolsa não é mesmo ?) É a parcela de renda variável do Tesouro Direto.
Renda Fixa – se aguardar até o dia do vencimento do título
Renda Variável – se precisar vendê-lo antes vencimento
Não é tão líquido assim …
Além do fator renda variável, os títulos do TD têm outra desvantagem: não são tão líquidos assim …
Como bem lembrou o amigo Playbr lá no fórum, os títulos só podem ser resgatados às quartas, se precisar da grana em qualquer outro dia da semana a pessoa estará com um belo problema …
Concluindo
Portanto, como vocês já devem imaginar, não acho que o dinheiro investido no Tesouro Direto sirva para a finalidade de colchão de segurança.
Por mais seguro que esteja seu investimento, por “melhor” que seja o rendimento apresentado por ele – sim, ganha da poupança, dos fundos de renda fixa e CDBs, os pontos apresentados pesam contra a sua utilização.
Lembre-se: colchão de segurança deve ser usado em casos de emergência, portanto é importante sabermos que o capital está protegido, rendendo alguma coisa – de preferência – e líquido, completamente líquido.
Atualização: aparentemente, se você optar pelo Tesouro SELIC – LFT, estará livre do risco de perda de capital por causa da venda antecipada. Mas convenhamos, a cereja do bolo são justamente os títulos prefixados e os atrelados ao IPCA …