Vale a pena aceitar a antecipação do resgate do FGTS oferecida pelos bancos ?
No final do ano passado foi anunciado, numa espécie de “pacote natalino”, que os trabalhadores teriam acesso aos valores retidos em suas contas inativas do FGTS. Aproximadamente R$30 bilhões seriam injetados na economia, o que serviria para ajudar na recuperação econômica que tanto precisamos. Sugiro que você leia o post “Preparado para resgatar o dinheiro que tem parado no seu FGTS ?” para se inteirar do assunto, caso ainda não esteja por dentro. 😉
A forma com que a liberação do dinheiro ocorrerá ainda não foi divulgada. Na época foi noticiado que a partir do dia 1 de fevereiro um cronograma seria divulgado e todos saberiam quando poderiam efetuar o resgate dos valores a que tinham direito.
Notícia boa, muito bem-vinda por todos. Ou alguém haveria de reclamar de algo do gênero ? Sim, as construtoras reclamaram … Mas é plenamente compreensível, o dinheiro do FGTS é quem abastece o caixa do financiamento imobiliário, e se tirarem dinheiro de lá … BINGO ! Complica ainda mais a situação para elas …
Mas não é sobre isso que vamos falar hoje. O papo agora é direcionado a você. Ao seu bolso.
Ofertas e mais ofertas !!
Começam a pular nas telas dos bancos, mais especificamente nos sites dos bancos, ofertas de antecipação do resgate do saldo inativo do FGTS. Semelhante ao que ocorre há anos com a restituição do Imposto de Renda, os bancos oferecem neste momento empréstimos para quem tem direito ao resgate do FGTS.
Você já viu alguma destas ofertas ? Vi a do meu banco, o Santander. 🙂
Você que tem direito ao resgate do saldo de contas inativas do FGTS, pode ter acesso a uma linha de crédito específica que lhe libera o valor em até 24h após a aprovação. Incrível não ?
Talvez não … A taxa de juros aplicada ao empréstimo varia de 2,59% a 4,59% ao mês. Sim … ao mês.
A quitação da dívida se dá em uma única parcela, quando o valor retido no FGTS for liberado.
Mas vale a pena ?
Depende …
Qual seria a finalidade do dinheiro obtido no empréstimo ? Pagamento de dívidas do cartão de crédito ? Do cheque especial ? Da taxa de condomínio ? Da conta de telefone ? Ou é só para poder comprar aquela roupa que entrou em promoção ? Ou para comprar um telefone novo …
Sim, você já entendeu: o dinheiro que seria obtido nesta linha de crédito seria usado para abater (ou quitar) uma dívida, ou somente para alimentar o seu lado consumista ?
Se for para comprar, comprar e comprar … ESQUEÇA ! Antecipar o resgate do valor retido nas contas inativas do FGTS para esta finalidade é a pior coisa que você pode fazer nesse momento. Quer fazer isso com o dinheiro que será liberado, após a liberação ? “Ok” … o dinheiro é seu e você faz dele o que bem entender … (eu destinaria uma parte para o colchão de segurança, para meus investimentos, ou para abater minhas dívidas – não necessariamente nessa ordem)
Mas não faça isso com o dinheiro obtido através desta linha de crédito. Um custo muito elevado apenas para consumismo puro e simples.
Se for para abater uma dívida, você já estará no caminho certo … 😉
Mas … precisará antes de mais nada fazer algumas continhas. Contas simples, nada muito complicado. Lembra, a matemática não precisa ser tão exata … 🙂
Você precisará fazer uma comparação simples: a taxa de juros cobrada pelo atraso do pagamento desta dívida, é maior ou menor ao da ofertada pelo banco para a antecipação do crédito ? É maior ? Use a linha de crédito. É menor ? Aguarde a liberação do seu saldo.
Simples assim !
Se a taxa de juros da dívida é maior, o uso da linha de crédito se mostra válido. Por quê ? Porque você conseguirá antecipar o pagamento de algo que cresce numa velocidade maior do que a desta linha de crédito que está sendo ofertada.
Se a taxa de juros da dívida é menor, o uso da linha de crédito não é justificado. Por quê ? Porque a velocidade com que a dívida desta linha de crédito cresce é maior do que a da dívida que você tem.
Não tem o que inventar. 😀
Quando e como ocorrerá o pagamento deste crédito ?
Como disse, ele será feito em uma única parcela, assim que o valor a que você tem direito for liberado. A promessa é de que no dia 1 de fevereiro ficaremos conhecendo o cronograma de liberação … Mas … você sabe como estas coisas são … 🙁
Hoje pela manhã foi divulgada uma notícia, informando que a liberação ocorrerá a partir de março. Não foi confirmado, por enquanto é apenas “especulação” do que já teria sido aprovado pelo presidente Temer. Seguiria um calendário baseado no mês de aniversário do trabalhador e a expectativa é que os valores, os R$30 bilhões, estejam liberados, integralmente, ainda no primeiro semestre.
Ok … façamos de conta que é realmente isso que virá a ocorrer … Já pensou pegar o crédito hoje e só poder pagá-lo em julho, sendo que você pegou a grana apenas para fazer compras ? 🙄
Se foi para quitar uma dívida, e você respeitou a lógica apresentada acima, não importa se a liberação do seu dinheiro ocorrerá antes ou depois desta data “limite”. Se você seguiu aquela “regra” terá obtido vantagem de alguma forma.
Resumindo: tem uma dívida mais cara do que a taxa oferecida por esta linha de crédito ? Então a antecipação pode ser indicada para você. 😉
PodCash Post – Vale a pena aceitar a antecipação do resgate do FGTS oferecida pelos bancos ? … [5:46m] | Download