Clube do Pai Rico

Viagem de férias 2011: EUA de novo !

O amigo @jean_cdz me pediu, lá no twitter, para fazer um post falando sobre a minha viagem desse ano. Lembra que fiz isso na volta das férias do ano passado ? Mas ele pediu para que eu desse um pouco mais de destaque na situação por causa da crise que  estão passando. Vamos lá !

Olha … dói … dói … dói … hummm … posso escrever mais uns 500 “dói” que ainda vai ser pouco 🙁

Mesmo com crise, com desemprego nas “alturas”, a coisa nos EUA ainda é MUITO melhor do que aqui. Eles estão com quase 10% da população desempregada ? Sim. Tem uma grande concentração desse desemprego na faixa etária mais jovem ? Sim. Mas mesmo assim estão muito melhores do que aqui …

Mesmo com prefeituras e governos estaduais com problema de caixa as cidades continuam limpas, conservadas, seguras, belas … Me lembro de ter lido que as áreas responsáveis por estes itens eram as que estavam recebendo os primeiros cortes de verba, se fizeram isso não percebi … se fizeram isso, os que permaneceram trabalhando estão dando conta do recado. Em termos de segurança me surpreendi/assustei. Como falei no twitter, a quantidade de policiais que vi em NY me impressionou … nunca vi tantos policiais juntos ! (ou melhor, espalhados, pois a cidade inteira estava super protegida)

Sim, estava acontecendo o evento da ONU, consequentemente segurança reforçada. Sim, estava acontecendo o movimento “Ocupe Wall Street” (o que acabou me impedindo de chegar perto da bolsa de NY e de tocar no Touro …), barreiras policiais por todos os lados, SWAT, esquadrão anti bombas, policia montada, cães, tudo que é possível de se imaginar tinha. O que mais me impressionou é que parecia ter mais policiais na rua nessa semana que fiquei lá do que nos dias seguintes ao atentado “fracassado” do ano passado, onde deixaram aquele furgão com explosivos na Times Square. (eu estava num hotel bem próximo do local)

Outra coisa me surpreendeu, e provavelmente tem ligação com o fato de o desemprego ser maior entre os mais jovens: muitas funções onde antes víamos jovens trabalhando estavam sendo ocupadas por pessoas de mais idade. Na Disney mesmo isso foi marcante. Onde antes existiam jovens cuidando das filas, dando orientações, trabalhando nas lojas/vendas, agora tínhamos idosos – sim, pessoas mais velhas de verdade – nessas funções. Até achei legal, pois normalmente os mais antigos são muito mais cordiais, muito mais educados …

Foi estranho, mesmo sabendo que eles estão em crise – e isso não temos como negar – as coisas parecem estar completamente normais. Todo mundo comprando, as lojas cheias, preços altos (isso me surpreendeu, pois imaginava justamente o contrário …) em lojas, restaurantes e hotéis. Para terem uma ideia a minha diária em NY custou aproximadamente $400 ! Isso depois de bastante pesquisa … Todos estavam reclamando disso, o preço – comparando com os outros anos – estava muito alto. Hotéis que no ano passado custavam $300 agora não saiam por menos de $500 … 😯

Aproveito a deixa para fazer a indicação do hotel, me agradou bastante ! Super em conta, muito bem localizado, bem limpinho e confortável. Fiquei no Comfort Inn Times Square, fica na 46, entre a 6ª e a 7ª. Literalmente na muvuca. 🙂 (dica da Lulutour, minha irmã, hehehe)

Resumo da ópera: a crise está pegando … mas como eu queria que as coisas aqui fossem “tão ruins” quanto estão lá … 🙁