Você concorda em pagar 20% de gorjeta ? E os atuais 10% ?
Na semana passada a discussão a respeito da aprovação pelo Senado do aumento da gorjeta – de 10% para 20%, dada em bares e restaurantes das 23h às 6h, acirrou os ânimos. Mas … será que esta mudança justifica toda esta “confusão” ?
A gorjeta é opcional !
Antes de qualquer coisa: Só dá gorjeta quem quer ! A gorjeta serve como forma de recompensa pelo bom atendimento recebido em um estabelecimento, não serve só para bares e restaurantes. Se você foi bem atendido no estacionamento, ou num posto de gasolina, a gorjeta também pode ser dada. Gorjeta é justamente isso ! Uma gratificação para demonstrar o quão bem atendido você foi.
Nos EUA, por exemplo, a gorjeta serve pra tudo e em todo lugar, até mesmo se você pegar a bebida diretamente no balcão “precisa” deixar uma gorjeta para o barman, mas aqui a cultura não é tão difundida assim …
Existem três tipos de pessoas: Os que pagam a gorjeta em qualquer caso, os que pagam a gorjeta somente quando se sentiram bem com o atendimento, e os que nunca pagam a gorjeta, não importa o quão bom foi o atendimento prestado. Eu me enquadro no segundo perfil, analiso o atendimento a cada atendimento. Já foram várias as vezes que fiz questão de não pagar a gorjeta, já foram algumas as vezes que fiz questão de pagar a conta diretamente ao dono do estabelecimento para deixar claro o porque de não estar pagando os tradicionais 10%, afinal receber um feedback de vez em quando é bom. 🙂
A gorjeta é algo 100% opcional, paga quem quer, mas já viram como existem lugares onde ela é “opcional” … ? De tão opcional que é, já vem estampada na conta … mas tudo bem.
Mudando para 20% …
Agora com a aprovação da mudança de 10% para 20%, você será obrigado a dar os 20% ? Claro que não ! A gratificação continuará sendo opcional, até mesmo a quantia a ser dada de gorjeta é opcional, como falei, você não é obrigado a dar gorjeta, mas se der, também não é obrigado a dar 10%. Este foi um valor convencionado … na realidade eu nem entendi direito o que algo deste gênero foi levado ao plenário para votação … mas fazer o quê ?
Certo. Façamos de conta que os 20% entram em vigor amanhã, seremos obrigados a dar este valor ao garçom ? Não ! Dá quem quer, e o melhor: Quanto quer. Poderá até receber um olhar fulminante do atendente caso valor seja pequeno, mas foi o valor que você determinou ser o adequado ao atendimento recebido.
Nada nos impede de dar mais de gorjeta do que o próprio valor da conta. Se a experiência proporcionada pelo atendente foi fantástica, ele fez tudo perfeitamente bem. Indicou um prato fantástico, rejeitou o seu pedido da bebida, indicando uma que se encaixava melhor na comida que foi pedida, arranjou o melhor lugar do restaurante, com uma vista fantástica para a lagoa com uma lua cheia como nunca vista antes … Nada me impede de dar a ele 20%, 30%, 50% … 100% ou mais do valor da conta em forma de gorjeta. A comida acabou sendo apenas um extra na noite, todo o restante foi infinitamente melhor.
Mas o problema não é bem esse …
Na realidade, sabe o que acontece muitas vezes ? O sujeito está trabalhando ali por somente 1 salário mínimo ! Sim, existem muitos restaurantes onde o salário oficial é de apenas 1 salário mínimo, o garçom somente receberá mais por causa das gorjetas. Se elas não vierem …
E o pior é que isto é prática comum. Com isso o restaurante diminui o custo fixo do negócio, torna o funcionário quase que um “sócio” do estabelecimento, afinal ele ganhará proporcionalmente ao movimento. E garanto que existem muitos restaurantes onde estas vagas que oferecem apenas 1 salário são disputadas a tapa. 🙂
As gorjetas são tão consideráveis que o salário em si vira mera … gratificação. 😉
Em contrapartida existem também os estabelecimentos que não fazem a distribuição da gorjeta. Ficam com o dinheiro … outros distribuem apenas uma parte … tem de tudo.
Um outro lado da lei aprovada que poucos falaram
Mas sabia que o principal de tudo isso está sendo pouco falado ? Além de dobrar a gratificação, a ideia central da lei aprovada é a de incluir estes ganhos no “oficial”, com isso férias, 13º e outras coisas, que são proporcionais aos ganhos, seriam aumentadas consideravelmente. A meu ver, este ganho é muito superior ao aumento para 20% …
Sabe o que vai acontecer ? Num primeiro momento muitos continuarão a dar os 10%. Outros dirão que é um absurdo, e que portanto se negam a dar a gorjeta (nem os 10% …). E claro, outros aceitarão “numa boa” e pagarão os 20%.
Amigo, tenha uma coisa em mente: O que é a coisa que mais sugiro aqui no site ?
Pense !
Individualize cada caso. Analise cada coisa independente da outra. Cada caso é um caso. Após a leitura deste texto tenho certeza que você viu que existem diversas opções … que você não precisa abaixar a cabeça e fazer sempre a mesma coisa, fazer o que os outros fazem …
Não faça uma coisa somente porque foi dito que é assim e pronto. Reflita e veja se é realmente assim mesmo … 🙂