Clube do Pai Rico

Você é um investidor ou um especulador ?

Esta é uma discussão que volta e meia acirra os ânimos aqui no Clube: Você se considera investidor ou especulador ? Prepare-se … pois mesmo tendo certeza do que “você é” poderá se surpreender.

No linguajar “popular” um investidor é aquela pessoa que pega seu dinheiro, aplica em alguma coisa para obter um retorno, correto ? De preferência em algo oferecido pelo mercado financeiro. Já o especulador é aquele individuo do mal, que junto com seus comparsas traça planos mirabolantes para dominar o mundo interferir nos mercados de modo que obtenham ganho, forçam o mercado a ir na direção que querem que ele vá. A mídia fez o favor de demonizar os especuladores …

Mas será que é exatamente isso ? Eu por exemplo não tenho receio algum em afirmar que sou um especulador. Ou serei um investidor … Pô … agora fiquei na dúvida … Afinal de contas não me enquadro no perfil de um ser maléfico que faz e acontece, que move montanhas o mercado para onde quero. Eu somente pego meu suado dinheiro e invisto ! Tento aproveitar as oscilações do mercado para fazer com que o bolo aumente. A confusão já começa ai … eu não invisto meu dinheiro ? 😯

Lendo o “O Investidor Inteligente” sou apresentado a definição, de Benjamin Graham, que é usada por 11 em cada 10 pessoas que atacam os “especuladores”, ei-la:

Uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado. As operações que não atendem a essas condições são consideradas especulativas.

Resumindo, investimento é só aquilo que você coloca dinheiro e tem a certeza de que terá 100% do que foi aplicado de volta, acrescido de um prêmio. Perfeito ! Consequentemente não existe nenhuma operação no mundo que se encaixe nesse perfil … somos todos especuladores e ponto final. Acabou o post, abraços !

Você conhece alguma operação que seja 100% garantida ? Que você tem absoluta certeza de que reaverá seu dinheiro corrigido, por qualquer que seja a taxa … ? Ao menos eu não conheço … não coloco minha mão no fogo por nenhuma que eu conheça. Títulos do Tesouro ? O governo já deixou de honrar uma vez … nada impede que volte a acontecer. Títulos do Tesouro Americano ? Vai saber o dia de amanhã … Ações então, não poderíamos nem cogitar coloca-las na lista de possíveis “investimentos”.

Certo … você tem “quase” certeza de que vai obter 100% do que aplicou, mais rendimentos, em títulos do tesouro (de praticamente “qualquer” país do mundo – muitas aspas, por favor). Mas se a definição exige garantia absoluta disso, não existe nenhum investimento. Opa, relendo-a percebo que ela diz “promete a segurança” … hummm … o Madoff também prometia mundos e fundos … hoje está preso, pelos próximos 150 anos …

Portanto a definição de investimento é meio … vaga. Com ações então, de que forma poderíamos sonhar em ter uma ação que tenha garantia total de que o capital está protegido ? “Fácil”, dirão alguns, “basta escolher as ações de uma empresa que esteja cotada por um valor menor do que o ativo circulante menos o passivo circulante” … “dessa forma você tem garantias de que seu dinheiro está lá, protegido”. Tem certeza ? E se acontece algo de anormal … Um terremoto ? Uma tsunami ? Um terremoto seguido por uma tsunami ? Um acidente nuclear ? Um terremoto seguido por uma tsunami que acaba causando um acidente nuclear … ? Você consegue ter certeza de que ainda está 100% protegido ?

Não meu amigo, você não tem como ter certeza de nada …

Quer ver o exemplo que irá mudar por completo sua forma de ver a coisa ? Uma pessoa, que pega seu dinheiro e aplica numa empresa em estado inicial … que tem uma ideia fantástica, que revolucionará o mundo. O dinheiro dessa pessoa será usado para que a empresa possa sair do papel e se tornar real. Ela está investindo ou especulando na empresa ? É … acredite se quiser, mas seguindo a definição acima ela é apenas mais um especulador sem escrúpulos.

Afinal de contas ela não tem nenhuma garantia de que vá receber o dinheiro de volta. Mesmo se seguir o “garantido” que falei anteriormente ele é um especulador, pois não teve nenhum dado, nenhum número para ser analisado. Lembra que o dinheiro dele está sendo usado para literalmente criar a empresa ?

Resumindo …

Na minha opinião o investidor e o especulador são a mesma pessoa, tentaram criar uma figura – a do especulador – como sendo a causa de tudo de mau que acontece no mercado financeiro. Será que é ele … não seriam os tubarões os responsáveis ? Ou será que criaram a figura do “especulador” para não dizer … jogador ? Se bem que entre um jogador e a definição que dão de um especulador não há uma grande diferença …

Mas já imaginou se falassem que ou você é investidor ou é jogador … ? Acho que muita gente se afastaria do mercado financeiro. Concorda ?

Somos todos investidores. Somos todos especuladores. Seremos todos jogadores ?