Você já teve algum problema com o backup de seus arquivos ?
Esse é um tema que muitas vezes traz memórias não muito agradáveis aos envolvidos no papo … Quem nunca teve algum tipo de problema por causa de um backup dos arquivos do computador ? Seja por não ter sido feito direito, ou por algum problema com a mídia (CD, pendrive, HD externo, etc) usada.
Todos têm uma história para contar, não conheço alguém que possa atirar a primeira pedra. É um problema mas do que comum na atualidade, quando confiamos aos nosso computadores a proteção de nossos arquivos. E você sabe como as coisas são … para ocorrer um problema, basta que alguém espirre ali na esquina. 🙁
Problemas por não fazer o backup direito
Este é o mais comum, já que incluo as pessoas que simplesmente não fazem nenhum tipo de backup.
O que seria ? É aquele caso de quem não copia todos os arquivos que realmente precisariam ser copiados. Ou aqueles onde o ato de copiar os arquivos não é feito com a regularidade que a situação precisa.
Por exemplo, muitas pessoas se dão por satisfeitas por copiar suas fotos e vídeos em algum tipo de mídia. Outros apenas os documentos de trabalho. Outros a pasta de e-mails … “Dificilmente” encontramos alguém que consiga manter em dia (e de forma organizada) um backup geral do computador. São tantos arquivos, gerando um volume de dados tão grande, que acaba gerando o problema do “preciso de muito espaço para fazer a cópia, isso vai demorar muito, ou então precisarei de um HD externo gigante”.
Ou então aqueles casos onde a pessoa costuma fazer uma cópia de segurança “quando dá na telha” … ou então de mês em mês. Ou quem sabe semanalmente … O problema é que sempre haverá uma janela entre a última cópia e a necessidade de uso dessa cópia.
A solução seria adotar uma estratégia de backup “online”, algo como um espelhamento dos seus arquivos (poderíamos deixar os aplicativos e o sistema operacional de fora, por exemplo) em algum tipo de mídia. E isso nos leva a um outro tipo de problema …
Problemas com a mídia adotada para o backup
Outro problema que costuma acontecer é a “morte” da mídia, especialmente quando vamos tentar usar os arquivos ali gravados. Na época em que usávamos disquete (sim, essa era a incrível mídia que tínhamos, 1,44Mb !!), volta e meia o disco apresentava algum problema. Seja na hora da gravação ou da leitura. Era um dos problemas mais comuns da época …
Com o tempo foram surgindo alternativas, como o ZIP Drive (quem lembra, 100Mb ! 250Mb !!). Maiores e mais resistentes, mas que também apresentavam problemas relacionados à leitura e gravação. Um pouco mais raro … mas acontecia.
Depois vieram os CDs … O problema é que ele permitia apenas a gravação dos arquivos, e não a atualização. Precisávamos usar um CD novo a cada cópia. (até que surgissem os regraváveis)
Hoje o mais comum é usarmos um pendrive ou um HD externo. De tamanhos variáveis, e mais resistentes, essa é a “mídia padrão” para o backup. Mas até eles apresentam problemas depois de alguns anos de uso.
Até que surgiu a alternativa online
Sim ! Hoje temos ao nosso alcance algo “mágico”. Um backup feito na web, ou na nuvem como gostam de vender, que pode ser automatizada para ocorrer a cada nova alteração do arquivo. Você pode até mesmo trabalhar com seus arquivos apenas na web, sem a necessidade de gravá-los em seu computador. O problema é quando você fica sem conexão … 🙁
Mas, de longe, esta é a melhor alternativa. A segurança é “total”, pois as empresas que oferecem o serviço fazem cópias redundantes de seus arquivos, garantindo desta forma a integridade deles, mesmo que dê problema em algum servidor. Existem algumas alternativas pagas, e outras gratuitas.
Ouvi muitos elogios para a ferramenta da Microsoft, o Onedrive. Eles oferecem 15Gb de espaço (o que já ajuda um bocado) gratuitamente. Para quem precisa de mais espaço, existem pacotes de expansão (pagos) e até mesmo um especial para quem for usuário do Office 365, com impressionantes 1Tb de disco. 🙂
Para quem usa a conta grátis, ainda é possível usar a versão do Office online, que oferece praticamente todas as funcionalidades da versão tradicional.
Estou aprendendo a fazer as configurações para colocar tudo em modo automático, sem precisar me preocupar mais com essa tarefa. Mas principalmente: estou fazendo isso para me livrar das preocupações decorrentes de um backup mal feito. Meu computador quebrou ontem, precisei comprar um novo, e agora preciso fazer a migração (manual) dos meus arquivos do PC antigo para o novo. Se eu já tivesse adotado a estratégia online, estaria tranquilo, podendo trabalhar normalmente no dia de hoje … 🙁
Mas me diga: como você lida com o seu backup ?