Você usa seu cartão de crédito para pagar suas contas ?
Acho melhor repensar essa “estratégia” …
O governo anunciou essa semana que cobrará IOF das operações de crédito do tipo “pagamento de contas/boletos com o cartão de crédito”. Não, não é um valor tããão grande que chegue a ameaçar um orçamento, mas é um custo extra. Será cobrado o já tradicional 0,38% pela “operação” + 0,0082% ao dia em que o crédito tiver sido usado. Digamos que você tenha usado por 30 dias, pagará algo próximo a 0,65% ao mês.
E sabe como é … juro é juro. Custo extra é custo extra. 😉
Claro, além disso continuarão sendo cobradas as taxas atualmente cobradas. (que não tenho ideia de quais sejam …)
Muitos justificam que fazer isso é interessante, por causa das milhas ganhas através desse pagamento extra (o valor das contas pagas também gera bônus para os programas de milhagem dos cartões), a ponto de muitos usarem um cartão para pagar as contas … de outro cartão. Alegam que dessa forma acabam duplicando a pontuação. Se vale realmente a pena ? Tenho minhas dúvidas … Já as tinha antes da cobrança do IOF, agora então …
Ok, você ganhará algumas milhas extras por isso, mas será que realmente vale a pena ? Você já parou para fazer as contas, pegou papel e lápis e detalhou a vantagem real dessa “estratégia” ? O custo da taxa + IOF justificam continuar usando-a ? Afinal a cada R$ 1.000,00 você acumula aproximadamente 630 pontos e só de IOF terá um gasto de R$ 6,50. (mais a taxa, aquela que não imagino de quanto seja …)
Para expandir o assunto, convido os amigos que adotam essa estratégia a deixar um comentário aqui no post. Quem sabe não vale realmente a pena ? 😉