“Xiii, Zé … Tu tá passando vergonha !”
É, esse é o tipo de coisa que a gente precisa “ouvir” …
Por que estaria eu passando vergonha ? Por não ter embarcado no trenzinho da alegria que nos trouxe até as proximidades da região dos 120 mil pontos. 🙄
Mas o “estopim” foi eu ter dito que neste momento eu estou reforçando a minha atenção, com uma luz amarela tendo acendido aqui no QG …
Deixa eu explicar um pouco melhor.
Estamos nos aproximando dele, o tão sonhado e aguardado momento de revisitarmos a região dos 120 mil pontos. Desde meados de outubro do ano passado que não o víamos …
Depois das eleições, e do topo, fomos visitar os 97 mil pontos. E hoje, nos ensaiamos pelo retorno.
Será ?
É a região de resistência.
Vindos de uma arrancada forte, que nos trouxe dos 108 mil até aqui, praticamente em linha reta. Dois padrões praticamente iguais, repare no gráfico acima, marcaram a “pausa”.
Mercado como um todo esticado. (tirando raríssimas exceções …)
E, como já disse, e repito: eu que não sou maluco de comprar ações (ou lançar PUTs) num mercado desse tipo.
É assim que EU trabalho. É assim que EU enxergo as coisas. É assim que EU me comporto na hora de operar.
Pra mim funciona. Para muitos que trabalham de forma parecida, também. Se você conseguiu aproveitar a arrancada, meus parabéns. 😀
Agora, saca só como ficou o semanal depois do pregão de ontem: (sim, eu sei que não se deve olhar um gráfico ainda em formação blá blá blá, mas eu olho)
Nele conseguimos enxergar com mais facilidade a aproximação da região de resistência. E repare, que neste momento, ainda mantemos um respeito por ela. 121.579 pontos no final de março de 2022, 120.752 pontos em meados de outubro de 2022, e os atuais 119.939 pontos. Sim, topos mais baixos …
Mas não é só isso que esse gráfico nos apresenta. Dê uma olhada no IFR e o já tradicional BUG premium do Broadcast.
Sim, 100 no semanal. Algo que raramente ocorre …
E como Suportes e Resistências, junto ao IFR, são duas das ferramentas/indicadores mais importantes que uso em minhas análises, respeitar o momento, pra mim, é algo obrigatório.
Como disse, EU não vou comprar nenhuma ação, ou lançar PUTs, em uma situação como a atual. Quando entro em uma operação, busco ter ao meu lado uma chance maior de lucro. E o que diz a regra mais básica do Mercado ? Comprar barato e vender caro.
Dadas as informações anteriores, graficamente, pra MIM, estamos distantes de estarmos baratos …
Portanto, se estou passando vergonha por respeitar minha análise, por seguir as ferramentas, indicadores e estudos que uso, serei um eterno envergonhado. 😀
Pode ter certeza de que só voltarei a operar na hora em que eu encontrar uma operação que seja atrativa pra mim. Que transmita a segurança necessária para entrar. Que apresente as mesmas chances de lucro que sempre busco nelas. 😉
Nos últimos anos tem funcionado muito bem, obrigado. Atuando desta forma, através do Double PUT Double CALL, consegui obter um resultado, digamos …, interessante. 🙂
2017: +43,32% (Ibovespa: +26,86%)
2018: +44,23% (Ibovespa: +15,03%)
2019: +1,21% (Ibovespa: +31,58%)
2020: +21,83% (Ibovespa: +2,92%)
2021: +37,64% (Ibovespa: -11,93%)
2022: +17,73% (Ibovespa: +4,69%)
Acho que passar vergonha, assim, vale a pena. Concorda ? 😀
Mas o mais importante …
Pode ser que o Mercado continue subindo. Pode ser que ele não comece a corrigir agora. Pode tudo, o Sr Mercado adora aprontar das suas. Mas o mais importante é que eu permanecerei usando a minha estratégia, seguindo a forma de operar que vem dando certo a tanto tempo.
Oportunidades surgem a todo momento, e você não conseguirá aproveitar todas elas. Saber disso é fundamental !
Eu me contento com algumas poucas e boas oportunidades. E está tudo certo. 🙂
Espero que você também tenha a sua própria forma de operar. Que tenha uma estratégia, e que a siga corretamente. Somente desta forma podemos nos tornar investidores bem-sucedidos.