Clube do Pai Rico

“Zé, já está na hora de comprar ações depois dessa queda toda ?”

É, não tinha como ser diferente … Depois de uma queda tão grande quanto a que vimos nos últimos dias, a pergunta que mais tenho recebido é: “Zé, já está na hora de comprar esta determinada ação ? Caiu tanto … deve estar próximo, ao menos, de um repique … Não ?

Pergunta perfeitamente natural e esperada para um momento que vimos o Ibovespa (principal índice da nossa Bolsa) cair da região dos 86.500 pontos até os 75.500 em apenas 8 pregões. Isso mesmo: 11 mil pontos, 13% de queda, em menos de 2 semanas.

Foi uma queda gigantesca, comparável aquela que vimos no #freeboyday … Ou à crise de 2008 …

Queda. Desabada. Derretimento.

A comparação com o #freeboyday neste momento é proposital, intencional. Muitos se lembram que após aquela queda toda, a recuperação ocorreu de forma relativamente rápida, e em seguida vimos topos históricos sendo rompidos. Portanto … estamos em uma oportunidade clara de compra. Não é mesmo ?

Pode ser … Mas não é porquê houve recuperação naquela ocasião, que veremos agora. Não é porquê lá voltamos com mais força, que agora também voltaremos. Uma coisa não está ligada com a outra. Uma coisa pode acontecer, enquanto a outra não. Bem como podemos ver uma recuperação da queda atual, ainda mais forte do que a primeira. Vai saber …

Muita gente não acionou seus STOPs na queda atual, especialmente em PETR4, afinal de contas, daquela vez caiu e se recuperou. “Agora tem que ser igual !”, muitos pensaram. Depois de 3 pregões com quedas homéricas, a pessoa que havia pensado em ficar como estava, ainda continua pensando assim ? 🙄

Mas tudo bem, o que vamos falar agora é se é, ou não, a hora de comprar alguma coisa neste momento da Bolsa.

É pra comprar Zé ?

Olha … somente uma pessoa poderá dizer se é para você fazer isso, ou não. Sabe quem é ela ?

Sim, você. Somente você poderá tomar essa decisão.

Somente você sabe qual é a estratégia que guia suas operações.

Somente você sabe se você está investindo para um horizonte temporal mais curto ou mais longo.

Somente você sabe se você está investindo com base nos fundamentos das empresas ou nos gráficos das ações.

Somente você sabe onde (e quanto) dói …

Quer saber se é para comprar ou não ? Se você é fundamentalista, se pergunte: “Alguma coisa mudou em relação a minha última análise da empresa ?” Se sim, foi para melhor ou para pior ? Se melhorou, por que não comprar ? Se piorou, piorou a ponto de comprometer sua posição nela ? Justifica manter estas ações em sua carteira ?

Vi muita gente dizendo que essa correção monstro gerou inúmeras oportunidades de compra. Era aquela correção que todos esperavam para entrar, só que ainda melhor. Esperavam um “desconto” de 10%, veio 15% ! 🙂

Outros viram a queda com outros olhos, que o motivo dela fez com que uma luz amarela acendesse e com isso uma redução na exposição deveria ocorrer.

Mas quem disse isso pra elas ? Isso mesmo: suas análises ! Suas estratégias !!

Outro caso, de quem opera com gráficos. É para comprar ? Eu que te pergunto: é para comprar ? Sua análise, o gráfico que está na tua tela, diz que é ou não para comprar ? Já apareceu algum sinal de reversão ? Algo em que você possa se apoiar para tomar a decisão ?

Ou você só está pensando em comprar por ter caído demais e nada pode cair tanto … ? Pegar a faca em plena queda é pra lá de arriscado, sabia ?

Não é porquê caiu demais que é para comprar. Se você opera com gráficos, a indicação de compra só surge quando um determinado padrão que você usa, aponta para tal coisa. Só cair … não, isso não é indicação de nada. Ou melhor, até é … É indicação de que está caindo. 😀

Um outro grupo de investidores, que é aquele que faz seus aportes religiosamente, chova ou faça sol, está feliz com a queda. É o pessoal que costuma comprar um pouco de alguma coisa todos os meses. Por exemplo, os que compram BOVA11 todos os meses. Esses estão podendo comprar o que gostam em promoção. Eles não têm dúvida se é ou não para comprar … Afinal sua estratégia diz para comprar todos os meses e ponto final. 😉

(no Minha 1x na Bolsa apresento uma estratégia extremamente simples nesse sentido)

Vi uma comparação sendo feita no twitter (mas não consigo me lembrar quem a fez, sorry …) e que me chamou MUITO a atenção:

Se você vai no supermercado e vê que aquela cerveja que tanto gosta, o pacote de salgadinho, aquela bela peça de carne está em promoção em relação ao preço que estava sendo praticado na semana passada, vai deixar de comprar porque está em promoção ? Ou vai fazer questão de comprar para se garantir ? Comprar e comprar um pouco mais do que de costume para aproveitar o desconto … ?

É … troque os produtos pelas ações da sua carteira e veja se não faz todo o sentido ? 🙂

Não serei eu nem ninguém que te dirá se é ou não é para comprar neste momento. Somente você pode tomar essa decisão. Somente a sua estratégia, o seu método, a sua análise é que pode fazer isso. Mantenha-se fiel a ela e não dê muita bola para o que os outros estão falando. Combinado ? 😉