Pergunte ao Pai Rico – 98
Pergunta:
Zé, você é a favor ou contra fazer uma Previdência Privada (PP) ?
Vejo muitos desses analistas e escritores uns falam bem outros falam mal… Acha que vale a pena fazer uma PP para garantir a faculdade de filhos ?
Obrigado
Alessandro
Resposta:
Bom dia Alessandro,
Eu penso que como tudo relacionado com o tema finanças, há casos e casos …
Eu penso que alguma forma de “previdência privada” deve ser feita, não importando se você já tem algum plano ou não. Ele pode ser feito diretamente através das PPs ou cada um criando a sua “PP”, seja através de fundos de renda fixa – efetuando depósitos mensais, seja através da compra de ações – efetuando depósitos mensais e reaplicando o que for ganho de dividendos ao longo do tempo, seja comprando imóveis para aluguel … Ou então que seja através da PPs propriamente ditas.
O grande problema é que a grande maioria “não se importa com o seu futuro financeiro” e simplesmente pega o primeiro produto que lhe é oferecido pelo gerente do banco. Fazendo isso acha que está com todos os problemas futuros solucionados. O problema, é que lááá na frente, quando o negócio pegar de verdade, vai ver que “não era bem assim” … As PPs não fazem milagre, elas apenas irão distribuir ao dono dela aquilo que foi acumulado durante um determinado período. ( acho que não existem mais aquelas PPs que a pessoa contratava um valor “x” para ganhar por mês e a instituição que vendeu o produto tinha que segurar o rojão … ou ainda tem ? )
Mas lembra que falei que existem casos e casos ? Para muita gente uma PP pode acabar sendo um bom negócio ! Por quê ? Por causa dos benefícios tributários que elas proporcionam. 🙂
Você leu o texto que foi publicado aqui no Clube, de autoria de Ivani Freira de Almeida, falando sobre alguns detalhes dos tipos de PPs ? Com um PGBL é possível se deduzir até 12% do que se deve ao leão. E na minha opinião, essa é a principal vantagem delas. 😉
Caso você tenha grandes gastos com o IR, aplicar numa PP acaba sendo uma bela vantagem.
Para garantir o pagamento da universidade dos seus filhos existem muitas opções, seja através de previdências privadas ou particulares. Você escolhe a melhor opção.
Abraços !
Zé da Silva – www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br